El subsistema actitude en textos generados por el ChatGPT – uma analisis de textos escritos em português como lengua adicional

Autores/as

Palabras clave:

Escrita, Chat-GPT, Subsistema Atitude

Resumen

Este estudio examina cómo los recursos del Sistema de Valoración, mas precisamente del subsistema de Actitud, son empleados por ChatGPT en la construcción de textos em português como lengua adicional el nível de competencia B2.Se llevo a cabo un estudio de enfoque cualitativo sobre un conjunto de textos producidos por estudiantes de una universidad británica en la plataforma de inteligencia artificial generativa ChatGPT. La metodología de análisis siguió los siguientes procedimientos analíticos: i) selección de textos, siguiendo el orden generado por ChatGPT; ii) división y organización de los textos según los puntos solicitados en la tarea; iii) análisis semántico-discursivo de la tarea; iv) análisis semántico-discursivo de los recursos léxico-gramaticales del punto 1: oportunidades y desafíos de las nuevas tecnologías. Como resultado, se pudo identificar que todas las subcategorías del subsistema de Actitud se movilizan, en conjunto, para la evaluación de las “nuevas tecnologías”, aunque el Juicio y la Valoración prevalecen sobre el Afecto.

Biografía del autor/a

Sulany Silveira dos Santos , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). Possui Doutorado em Letras UFRGS, Mestrado em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada pela PUC-RS; Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês pela PUC-RS; Graduação em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela PUC-RS. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Pluralidade, identidade e ensino; SAL-Sistemas, Ambientes e Linguagens; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional - GPESF. Atuou como professora da Graduação e Pós-graduação na UNIJUI na área de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atuou como formadora de professores e como professora de Inglês-língua estrangeira na Coreia do Sul (2007-2012), desenvolvendo programas de ensino e aprendizagem para língua estrangeira. Atua principalmente nos seguintes temas: Multiletramentos; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem da escrita, formação de professores de língua inglesa, metodologias de ensino de língua inglesa (Storyline). Coordena o Centro de Escrita Acadêmica da UEPG. Atualmente é Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG.

Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, UFRGS

Possui graduação em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA (2011), especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (2014) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Gravataí (RS), membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) ? vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS - e da rede Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) - filiada à Linha de Pesquisa "Linguagem no Contexto Social" da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escrita e reescrita escolar, LSF e escrita acadêmica.

Caroline Bordim, UFRGS

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras pela mestra instituição (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos da Linguagem (PPGL/UFRGS), linha de pesquisa Análises textuais, discursivas e enunciativas.
Tem interesse em estudos referentes à Linguistica Sistêmico-Funcional, à Prática de Análise Linguística e à formação de professores.

Citas

Referências

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Publicado

2024-07-24

Cómo citar

SILVEIRA DOS SANTOS , Sulany; BARBOSA MARTINS GODOY DA SILVA, Lisiane; BORDIM, Caroline. El subsistema actitude en textos generados por el ChatGPT – uma analisis de textos escritos em português como lengua adicional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 193–214, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50215. Acesso em: 25 jul. 2024.

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