The subsystem attitude in texts written by ChatGPT – analysis of texts written in Portuguese as an additional language

Authors

Keywords:

Escrita, Chat-GPT, Subsistema Atitude

Abstract

This article analyzes how the resources of the Appraisal system, more precisely the Attitude subsystem, are mobilized by ChatGPT for the construction of texts in Portuguese as an Additional Language at the B2 proficiency level. A qualitative approach study was carried out on a set of texts produced by students from a British university on the generative artificial intelligence platform ChatGPT. The following analytical procedures were employed: i) selection of texts, following the order generated by ChatGPT; ii) division and organization of the texts according to the points requested in the task; iii) semantic-discursive analysis of the task; iv) semantic-discursive analysis of the lexical-grammatical resources used in part of the task.  As a result, it was possible to identify that all the subcategories of the Attitude subsystem are mobilized together for the evaluation of “new technologies”, although Judgment and Assessment prevail over Affect.

Author Biographies

Sulany Silveira dos Santos , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). Possui Doutorado em Letras UFRGS, Mestrado em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada pela PUC-RS; Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês pela PUC-RS; Graduação em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela PUC-RS. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Pluralidade, identidade e ensino; SAL-Sistemas, Ambientes e Linguagens; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional - GPESF. Atuou como professora da Graduação e Pós-graduação na UNIJUI na área de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atuou como formadora de professores e como professora de Inglês-língua estrangeira na Coreia do Sul (2007-2012), desenvolvendo programas de ensino e aprendizagem para língua estrangeira. Atua principalmente nos seguintes temas: Multiletramentos; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem da escrita, formação de professores de língua inglesa, metodologias de ensino de língua inglesa (Storyline). Coordena o Centro de Escrita Acadêmica da UEPG. Atualmente é Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG.

Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA (2011), especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (2014) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Gravataí (RS), membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) ? vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS - e da rede Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) - filiada à Linha de Pesquisa "Linguagem no Contexto Social" da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escrita e reescrita escolar, LSF e escrita acadêmica.

Caroline Bordim, UFRGS

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras pela mestra instituição (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos da Linguagem (PPGL/UFRGS), linha de pesquisa Análises textuais, discursivas e enunciativas.
Tem interesse em estudos referentes à Linguistica Sistêmico-Funcional, à Prática de Análise Linguística e à formação de professores.

References

Referências

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Published

2024-07-24

How to Cite

SILVEIRA DOS SANTOS , Sulany; BARBOSA MARTINS GODOY DA SILVA, Lisiane; BORDIM, Caroline. The subsystem attitude in texts written by ChatGPT – analysis of texts written in Portuguese as an additional language . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 193–214, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50215. Acesso em: 25 jul. 2024.

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