Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional
Palavras-chave:
infográfico didatizado, multimodalidade, pedagogia com base em gêneros de textoResumo
Considerando a importância da leitura multimodal para o desenvolvimento dos letramentos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a análise de um infográfico didatizado e das instruções que orientam a leitura multimodal desse texto em um livro didático. Os fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-funcional (Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney (Martin; Rose, 2008; Rose; Martin, 2012) e da abordagem multimodal da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021; Kress, 2010) permitiram um estudo qualitativo que revelou o emprego de imagem, de verbiagem e articulação intermodal na construção de significados no infográfico. O propósito sociocomunicativo identificado foi o de Explicar, principalmente por meio de Explicações Condicionais. As instruções para leitura multimodal têm seu foco no participante you, direcionado ao estudante, que é convidado a se engajar em ações criativas e cognitivas instanciadas, respectivamente, por processos materiais e mentais. Contudo, a análise apontou uma lacuna na abordagem efetiva de leitura dos elementos multimodais que conduzem ao propósito sociocomunicativo do texto, sendo necessária a intervenção do professor. Este trabalho propõe contribuições para a formação de professores, enfatizando a possibilidade de explorar a multimodalidade em gêneros de texto e considerá-la para desenvolver letramentos.
Referências
BARBARA, L..; MACÊDO, C. M. M. de. Linguística sistêmico-funcional para a análise de discurso um panorama introdutório. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 89–107, 2010. DOI: 10.26512/les.v10i1.9278. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/9278. Acesso em: 20 mar. 2024
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 20 mar. 2024.
CAVALCANTI, B. A. P. A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional. Tese. UFRN. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21603. Acesso em: 20 mar. 2024.
CHRISTIE F; DEREWIANKA B. School Discourse: Learning to write across the years of schooling. London; New York: Continuum, 2008.
EGGINS, S. Introducción a la lingüística sistémica. Traducción, prólogo y glosario de Felipe Alcántara. Logroño: Universidad de La Rioja, 2002.
FUZER, C; CABRAL, S. C. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. 1.ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
GOUVEIA, C. A. M. Texto e gramática: uma introdução à linguística sistémico-funcional. Matraga, Rio de Janeiro, v.16, n.24, jan./jun. 2009
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th ed. New York; London: Routledge, 2014.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. USA; Canada. Routledge, 2010
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London; New York: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed. London; New York: Routledge, 2020 [2021].
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. Londres: Equinox, 2008.
XXXXX, X. X. X. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Xxxxxxxxx xx xxxxxxxx. Xxxxxxxxx, XXXX.
PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
RICHMOND EDUCAÇÃO (org). English and more! – 6º ano: manual do professor. Editora responsável Izaura Valverde. – 1. ed. – São Paulo: Richmond Educação, 2018.
ROSE, David. Languages of schooling: Embedding literacy learning with genre-based pedagogy. European Journal of Applied Linguistics, v. 6, n. 1, p. 59-89, 2018.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write. Reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Sheffield, UK; Bristol, USA: Equinox, 2012.
SERAFINI, F. Reading the visual: an introduction to teaching Multimodal Literacy; foreword by James Paul Gee. New York: Teachers College Press, [2013] 2014.
SERAFINI, F. Beyond the visual: an introduction to researching Multimodal Phenomena. Foreword by Theo van Leeuwen. New York: Teachers College Press, 2022.
UNSWORTH, L. Intermodal relations, mass and presence in school science explanation genres. In: ZAPPAVIGNA; M. DREYFUS, S. Discourses of hope and reconciliation: J. R. Martin‟s contribution to systemic functional linguistics. London; New York: Bloomsbury Academic, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Beatriz de Azevedo Ramos, Maria Eugenia Batista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.