Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p120-145

Palavras-chave:

infográfico didatizado, multimodalidade, pedagogia com base em gêneros de texto

Resumo

Considerando a importância da leitura multimodal para o desenvolvimento dos letramentos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a análise de um infográfico didatizado e das instruções que orientam a leitura multimodal desse texto em um livro didático. Os fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-funcional (Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney (Martin; Rose, 2008; Rose; Martin, 2012) e da abordagem multimodal da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021; Kress, 2010) permitiram um estudo qualitativo que revelou o emprego de imagem, de verbiagem e articulação intermodal na construção de significados no infográfico. O propósito sociocomunicativo identificado foi o de Explicar, principalmente por meio de Explicações Condicionais. As instruções para leitura multimodal têm seu foco no participante you, direcionado ao estudante, que é convidado a se engajar em ações criativas e cognitivas instanciadas, respectivamente, por processos materiais e mentais. Contudo, a análise apontou uma lacuna na abordagem efetiva de leitura dos elementos multimodais que conduzem ao propósito sociocomunicativo do texto, sendo necessária a intervenção do professor. Este trabalho propõe contribuições para a formação de professores, enfatizando a possibilidade de explorar a multimodalidade em gêneros de texto e considerá-la para desenvolver letramentos.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz de Azevedo Ramos, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestra em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2021-2023). Licenciada em Letras Português - Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Integra o Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), cadastrado no CNPq. Foi bolsista dos programas PIBIC (UFLA) de iniciação à pesquisa acadêmica e PIBID (CAPES) voltado à docência, ambos com foco no Ensino de Língua Inglesa. Orientada pela grande área dos Estudos Linguísticos, estuda pelo viés da teoria da Linguística Sistêmico-Funcional, pesquisando principalmente gêneros de texto em materiais didáticos. Atualmente, é professora efetiva de Língua Estrangeira Moderna - Inglês da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professora na Escola SESI Aloysio Ribeiro de Almeida (FIEMG), atuando no município de Varginha.

Maria Eugenia Batista, Universidade Federal de São Paulo

Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta, coordenou o curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Linguagem em Novos Contextos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP). 

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

RAMOS, Maria Beatriz de Azevedo; BATISTA, Maria Eugenia. Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 120–145, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p120-145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50210. Acesso em: 21 dez. 2024.