Uma boneca, múltiplos aprendizados: contribuições do Sistema de Avaliatividade para o ensino crítico-reflexivo de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p215-237

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Ensino de língua inglesa

Resumo

Aprender uma língua estrangeira com título de língua franca como o inglês implica a estudarmos de forma analítica para criarmos inteligibilidades acerca das ideologias veiculadas nos discursos de modo geral. Por considerarmos o texto como uma instância de significado (Halliday, 1994) e como a unidade central de trabalho pedagógico (Brasil, 2018), apresentamos neste artigo uma proposta de elaboração de material de ensino de inglês para o Ensino Médio, partindo da análise de um trecho emblemático do filme da Barbie, lançado em 2023, que nos leva a refletir sobre questões sociais tão caras à formação plena do cidadão crítico. Para tal empreendimento, tomamos como base as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004), com foco no Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), e alinhamo-nos à Linguística Aplicada Crítica (Grande, 2021) e à formação docente ético-reflexiva (Miller, 2013), em uma abordagem qualitativa-interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006). O que propomos neste trabalho é uma prática pedagógica que excede o linguístico, com potencial funcional e questionador diante dos contextos de situação e de cultura em que nos inserimos, sejamos professores e/ou alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle de Souza Fonseca Souza, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Professora do Instituto Anísio Teixeira. Doutora em Estudos Linguísticos pela PUC-Rio. Mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. 

Renan Silva da Piedade, PUC-Rio

Professor de Comunicação e Expressão do Departamento de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também atua na Especialização em Língua Inglesa, orientando monografias e lecionando disciplinas de leitura e escrita acadêmica. Doutor e mestre em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio) na linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais. Cursou Licenciatura em Letras (Português/Inglês) nesta mesma instituição e Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Seus campos de interesse compreendem estudos em Linguística Aplicada Crítica, Prática Exploratória, Formação de Professores, Questões Raciais e Religiões de Matrizes Africanas.

Referências

BATISTA, A. G. A. V.; COSTA LEITE, P. M. C. (Org.). Ensino de inglês por meio de textos midiáticos. In: Fernanda Ribeiro. Práticas de Ensino de Inglês. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2022, v. 3, p. 93-108.

BEATO-CANATO, A. P. M.; JORDÃO, C. (Org.). Escolas e Partidos: ideologias, letramentos e decolonialidade. In: Adolfo Tanzi Neto. Linguística Aplicada de Resistência: transgressões, discursos e política. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 97-120.

BOHN, H. I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente. SP: Editora Parábola, 2013, p.79-98.

BRAIDOTTI, R. Posthuman Knowledge. 1.ed. Medford: Policy Press, 2019.

BRAND FINANCE. Toys 25: The annual report on the world’s most valuable and strongest toy brands. Brand Finance, 26 June 2019. Disponível em: https://brandfinance.com/images/upload/toys_25_free_1.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CRUZ, M. B.; SILVA, T. Barbie Diversidade: o discurso multicultural da boneca na perspectiva das crianças. Construção Psicopedagógica (Impresso), v. 20, p. 91-113, 2012.

CECHIN, M. B. C.; SILVA, T. Assim falava Barbie: uma boneca para todos e para ninguém. Fractal: revista de psicologia, v. 24, p. 623-638, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-02922012000300012

CHRISTIE, F. Classroom discourse analysis: a functional perspective. Nova York: Continuum, 2002.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: Denzin, N.; Lincoln, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-42.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como lugar de desaprendizagem: redescrições em curso. MOITA LOPES, L. P. da (Org.) Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. SP: Parábola Editorial, 2006, p. 45-65.

FUZER, C; CABRAL, S. Introdução à gramatical Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

GERBER, R. Barbie e Ruth: a história da mulher que criou a boneca mais famosa do mundo e fundou a maior empresa de brinquedos do século XX. S.P: Ediouro, 2009.

GRANDE, G. C. Ciborgue, bruxa, professora e o que mais ela quiser ser: Educação Linguística de inglês na universidade. In: Adolfo Tanzi Neto. (Org.). Linguística Aplicada de Resistência: transgressões, discursos e política. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2021, p. 259-285.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. Fourth Edition. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771

HUMPHREY, S.; LOVE, K.; DROGA, L. Working Grammar: An introduction for secondary English teachers. Pearson Australia, 2014.

JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. De Gruyter. n. 2, 2015, p. 49-85. DOI: https://doi.org/10.1515/eip-2015-0003

LIBERALI, F. C. Management in creativy Chains: a project for the Secretary of Education of the city of São Paulo, 2010.

MARTIN, J.; WHITE, P. The language of Evaluation: Appraisal in English. Great Britain: Palgrave/Macmillan, 2005. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230511910

MILLER, I. K. Formação de Professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: Moita Lopes, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente, p. 227-248. SP: Parábola Editorial, 2013.

MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada Mestiça e Ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: Moita Lopes, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar, pp.13-44. SP: Parábola Editorial, 2006.

PEREIRA, L. S. M.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Cinema e identidades: mediações para a formação crítica de professores de línguas.

NONADA, v. 24, p. 188-203, 2015. DOI: https://doi.org/10.1044/2015_AJA-14-0036

PEREIRA, L. S. M.; REIS, M. G. M. O cinema como prática social: o gênero filme na formação crítico-reflexiva de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 19, p. 159-196, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.25102

RAJAGOPALAN, K. A norma linguística do ponto de vista da política linguística. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. SP: Parábola Editorial, 2011, p. 121-128.

ROVERI, F. T. Barbie Tudo o que você quer ser... ou considerações sobre a educação de meninas. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2008.

SANTOS, A. C. F. V. D. M.; CREMONEZI, A. C.; FREITAS, P. H. S. Saindo da bolha (ou não): diálogo entre o filme Barbie e os papéis de gênero. Revista Sapiência: Sociedade, saberes e práticas educacionais, v. 12, p. 393-409, 2023.

SANTOS, S. D. M. Ciladas do novo estilo Barbie: subserviência e hegemonia na constituição da identidade das meninas. Pós-Limiar, v. 3, p. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4786

TILIO, R. Currículo e material didático no ensino de línguas estrangeiras: reflexões e apresentação de uma proposta. THE ESPECIALIST, v. 44, p. 22-42, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a2

VIAN JR., O. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. In: VIAN JR, O. et al. (orgs.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no Sistema de Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 19-29.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

DE SOUZA FONSECA SOUZA, Emanuelle; SILVA DA PIEDADE, Renan. Uma boneca, múltiplos aprendizados: contribuições do Sistema de Avaliatividade para o ensino crítico-reflexivo de língua inglesa . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 215–237, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p215-237. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50167. Acesso em: 21 nov. 2024.