Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ensino da língua inglesa, Livros ilustrados

Resumo

Este artigo, sob o tema planejamento e mobilização de ferramentas didáticas na coconstrução do sentido em sala de aula, tem por objetivo propor e analisar ações de caráter multimodal para o ensino da língua inglesa de crianças do 1° ano do ensino fundamental. O estudo ancora-se em Le Ferrec e Leclère-Messebel (2015) e Leclère (2021) no que diz respeito aos sentidos produzidos em sala de aula de línguas; Kress et al. (2001) no que se refere ao ensino e à aprendizagem multimodal e Kress (2010) e Ribeiro (2021) acerca da multimodalidade. Esta investigação caracteriza-se como exploratória e bibliográfica com abordagem de dados qualitativa. Os corpora selecionados são constituídos pelo livro ilustrado Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? de Bill Martin Jr. e Eric Carle e por jogos produzidos pelos alunos para o ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que o ensino multimodal da língua inglesa favorece a aprendizagem dos alunos, em especial, as crianças em processo de alfabetização, uma vez que a linguagem pelo modo visual é mais recorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Zamoner, Universidade de Passo Fundo

Atualmente é Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, contemplada com bolsa Capes. Mestre em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Pós-Graduada em em Língua Estrangeira: Ênfase em Tradução pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Letras Inglês pela UNOCHAPECÓ e em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Linguística Aplicada. Atua no ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino, nos componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Espanhola.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.

htm. Acesso em: 22 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 jul. 2018

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC, 1997.

BUENO, B. A. G. Chameleon: o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças. 2020. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: https://feliceuel.files.wordpress.com/2020/07/a-chameleon-trabalho-final-meplem.pdf. Acesso em: 5 ago. 2023.

FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. New York: Cornell Paperbacks, 1995.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge, 2010.

KRESS, G.; JEWITT, C.; OGBORN, J.; CHARALAMPOS, T. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom. London: Continuum, 2001.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LECLÈRE, M. De la planification à la manipulation des outils en classe: un enchevêtrement de compétences professionnelles au service de l’action multimodale d’enseignement des langues. Cahiers de l’Asdifle, [s. l.], n. 31, p. 131-149, 2021. Disponível em: https://hal.science/hal-03981249/document. Acesso em: 22 jan. 2022.

LE FERREC, L.; LECLÈRE-MESSEBEL, M. Les supports au cœur des pratiques en classe de langue: Quelle place dans la fabrique de l’action enseignante? Recherches en Didactique des Langues et des Cultures, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 1-16, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/rdlc/748?lang=en. Acesso em: 20 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.4000/rdlc.748

MAGIOLO, G. M. TONELLI, J. R. A. Que Inglês é esse que ensinamos na escola? Reflexões para elaboração de proposta didática para educação linguística na infância. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 23, n. 3, p. 98-116, dez. 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40831/29813. Acesso em: 6 ago. 2023.

MARTIN Jr, B.; CARLE, E. Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? New York: Henry Holt and Company, 2010.

MORAES, O. Histórias sem palavras. Carta Fundamental, São Paulo, n. 49. p. 26-31, jun./jul. 2013.

MUÑOZ, C. Starting young – is that all it takes? Babylonia, Barcelona, v. 1, n. 14, p. 22-25, 2014. Disponível em: http://babylonia.ch/fileadmin/user_upload/documents/2014-1/Munoz.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.

ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-319, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kXWLh98ZqMPZRffjGYysqbP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200005

TONELLI, J. R. A. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. 2005. 312 p. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/diserta_online/Juliana_Tonelli.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

ZAMONER, Daiane; DE FREITAS, Ernani Cesar. Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 68–89, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48318. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos