O letramento nas matrizes curriculares dos cursos de Letras nas Universidades Federais Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124Palavras-chave:
letramento, Letras, formação inicialResumo
O presente artigo busca quantificar e analisar a incidência de disciplinas dirigidas ao estudo do(s) letramento(s) por meio da leitura das de 48 ementas de cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo por base de dados 48 matrizes curriculares coletadas por meio eletrônico, nos sites das universidades ou solicitadas por e-mail ao departamento de Letras. Os resultados demonstraram que o letramento está presente na formação inicial do professor de Línguas nas Universidades Federais de todo o território nacional. Evidenciou-se ainda que o assunto é mais fortemente presente nas ementas dos PPC publicados após o ano de 2017 e, também, que o uso social da língua figura como pano de fundo para os estudos do letramento na maioria das ementas analisadas neste estudo. Entende-se que estas instituições têm se preocupado em acompanhar os documentos oficiais e abordarem assuntos tão pertinentes à formação do professor como o letramento, proporcionando-lhe uma formação que se relacione com a realidade social, tanto destes futuros profissionais, quantos aqueles que eles irão formar, na pessoa de seus estudantes.
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