Literacy in the course syllabus of Letras courses in the Brazilian Federal Universities
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124Keywords:
literacy, Letras, initial formationAbstract
This article seeks to quantify and analyze the incidence of disciplines aimed at the study of literacy(s) by reading the syllabi of Letras courses at Brazilian federal universities. This is a documentary research, and the data analyzed were the curricular matrices of Language courses at Brazilian Federal Universities. The corpus is made up of 48 curriculum matrices, collected electronically, on university websites or requested by email. Such data were tabulated and analyzed being presented in a qualitative approach. The results showed that 34 Brazilian federal universities contemplate literacy in their curricular matrices of their Letras courses, according to their Course Pedagogical Projects. Thus, it can be seen that these universities are concerned with keeping up-to-date on topics relevant to teacher education, providing them with a more solid education that is consistent with the needs of today's society.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CES 1363/2001. Retificação do Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1363_01.pdf . Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP 002/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file . Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP 002/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para
a formação continuada. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file . Acesso em: 15 abr. 2022.
DUARTE, Antonio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Claudia; ARAUJO, Julio. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, [Fortaleza], v. 1, n. 31, p. 102–108, jan./dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1086/1048 . Acesso em: 19 jun. 2021.
FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, dez. 2011. 2. parte. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116 . Acesso em: 16 jun. 2021.
FISCHER, Adriana. Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 37-58, 2011. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298 . Acesso em: 16 jun. 2021.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez 2010. DOI: 10.1590/S0101-73302010000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 14 ago. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KLEIMAN, Angela. B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
MORTATTI, Maria do R. L. Educação e Letramento. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2004.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/ . Acesso em: 15 ago. 2022.
OLIVEIRA, Katya Luciane de; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Anageli. Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 118-124, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/ptqHsxKtDnSgXPWg9tFRXtq/?lang=pt . Acesso em: 10 jul. 2021.
OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. [Trad. Valter Lellis Siqueira]. São Paulo: Ática, 1995.
PEBSP. Portal dos Professores de Educação Básica de São Paulo. Lista de Universidades Federais do Brasil por Estados e Região [2020]. São Paulo: PEBSP, 2020. Disponível em: https://www.pebsp.com/lista-de-universidade-federais-do-brasil-2020/ . Acesso em: 10 abr. 2022.
PRÍNCIPE, Giovana Siqueira. Práticas letradas mediadas pela tecnologia digital no ensino técnico integrado ao médio: discussão acerca da escrita de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso. In: FIAD, Raquel Salek (org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas, percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 99-128.
SANTIAGO, Emanuelle; KOERNER, Rosana Mara. Letramento acadêmico em um curso de Pedagogia a distância: percepções de estudantes sobre as propostas de escrita. Revista Atos de Pesquisa em Educação, [ s.l.], v. 16, e8672, p. 3 – 23, 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8672 . Acesso em: 10 jun. 2021.
SILVA, Veronice Camargo. da.; FISCHER, Adriana. “Libertação total”: Marcas de letramentos em um curso de Pedagogia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 732-751 set./dez. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p732-751. Acesso em: 10 jun. 2021.
SILVA, Elizabeth Maria da; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, set./dez. 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/519 . Acesso em: 10 jun. 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico do Curso de
Graduação em Letras: Português e Espanhol – Licenciatura. Chapecó: UFFS, 2020. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccllch/2020-0002 . Acesso em: 20 maio 2022.
UFG. Universidade Federal de Goiás. Projeto pedagógico do
Curso de Letras: Português. Goiás: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/25/o/2014_PPC_port.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Licenciatura. [Belo Horizonte]: UFMG, 2017. Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/Licenciatura_Projeto%20completo.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
UFRB. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras. Cruz das Almas: UFRB, 2019. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/letras/images/Documentos_Regulat%C3%B3rios_do_Curso/Letras_Licenciatura_em.pdf. Acesso em: 16 maio 2022.
UFSB. Universidade Federal do Sul da Bahia. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias. Itabuna / Porto Seguro / Teixeira de Freitas: UFSB, 2016. Disponível em: https://ufsb.edu.br/ihac/images/arquivos/PPC/PPC-LI-CienciasNatureza-2016-ATUALIZADO_8.AGO_.2017-1-1.pdf . Acesso em: 17 maio 2022.
UFT. Universidade Federal do Tocantins. Resolução nº 34, de 29 de Junho de 2018. Dispõe sobre a atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Inglesa e literaturas, Câmpus de Porto Nacional. Porto Nacional: UFT, 2018. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/1uP-HJjiTmuQuLCM04hmfA . Acesso em: 16 maio 2022.
UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto político pedagógico do
Curso de graduação em Letras – licenciatura. Dourados: UFGD, 2017. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC%20Letras%202017.pdf . Acesso em: 14 maio 2022.
UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. Projeto pedagógico do curso de
Licenciatura em Letras Português-inglês. Guarulhos: UNIFESP, 2021. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/gua/projetos-pedagogicos/letras . Acesso em 16 abr. 2023.
UNILA. Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Foz do Iguaçu: UNILA, 2020. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/graduacao/letras-espanhol-portugues/nde/PPCLEPLE2018.1Apensao.pdf . Acesso em: 20 abr. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Paula Coelho Tonolli, Rosana Mara Koerner
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.