Experiências exitosas no ensino de português para estrangeiros no ISF-UFAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p62

Palavras-chave:

Interculturalidade, Português Língua Estrangeira, ISF

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um relato de experiência docente realizada em dois cursos de ensino de Português para Estrangeiros, no âmbito do Idioma sem Fronteiras (ISF) da Faculdade de Letras–UFAL, em que língua e cultura, ou língua-cultura, nas palavras de Mendes (2015), são trabalhadas associadamente, tanto no ensino de gêneros acadêmicos, quanto nas abordagens apresentadas em filmes com temáticas Nordestinas. Objetivamos, com o trabalho, refletir sobre a relevância do olhar altruísta sobre a língua-cultura do outro, e levar o outro a nos enxergar sob a mesma lente. A fundamentação se dá nas teorias da Linguística Aplicada, em sua visão sobre o ensino-aprendizagem de línguas, em especial à relacionada ao Português como Língua Estrangeira (PLE) e a partir de uma pesquisa qualitativa, que analisa o ambiente natural da sala de aula, utilizando a observação como técnica.  Com as discussões, conclui-se que a prática pedagógica utilizada, nomeadamente a abordagem intercultural em aulas dialogadas e reflexivas, foi relevante para a concreta aprendizagem dos alunos de outras línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora  pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora na Universidade Federal de Alagoas.

Raul de Carvalho Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas.

Ringo Star de Holanda Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em  Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Waldenia Maria da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em  Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

ALMEIDA FILHO, Jose Carlos Paes. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T. et al. (org.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728. Disponível em: https://books.scielo.org/id/67y3k/pdf/lobo-9788523212308-51.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.

AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.

BATISTA, Marília Carvalho; ALARCÓN, Yéris Gerardo Láscar. Especificidades do ensino de PLE. Revista SIPLE , Brasília, n. 4, maio, 2012.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In:
SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes; SIQUEIRA, Sávio (org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 355-378.

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. In: EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 203-221, jul./dez. 2015.

MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.

OLIVEIRA, Almir Almeida. Processos de palatalização das oclusivas alveolares em Maceió. 2017. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/1784/1/Processos%20de%20palataliza%c3%a7%c3%a3o%20das%20oclusivas%20alveolares%20em%20Macei%c3%b3.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura; ROCHA, Raul de Carvalho; CAVALCANTE, Ringo Star de Holanda; SILVA, Waldenia Maria da. Experiências exitosas no ensino de português para estrangeiros no ISF-UFAL. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 62–77, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44646. Acesso em: 3 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)