Acesso às informações sobre a Covid-19 pelos Surdos de Teresina-PI, no período inicial da quarentena, deflagrada pela pandemia do SARS-COV2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p239

Palavras-chave:

Informações, Surdos, COVID-19.

Resumo

A atual crise na saúde pública tem chamado a atenção de toda a população. A COVID-19 chega ao Brasil, várias ações e recomendações para o enfrentamento dessa doença começam a ser compartilhadas pelos meios de comunicação. Nesse processo, a comunicação tem sido um forte aliado no combate ao vírus. No entanto, o país dispõe de uma população que faz uso exclusivo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), os Surdos. Estes indivíduos precisam ser informados e compreender os conteúdos compartilhados, para que possam fazer a adoção das medidas orientadas pelo Ministério da Saúde. Considerar a Libras para os surdos é possibilitar condições de igualdade. O objetivo desta pesquisa é investigar, na perspectiva do Surdo, como as informações para combater a Covid-19 estão sendo disponibilizadas nos meios de comunicação. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumento o Questionário. Entre os resultados, destacam-se a ausência de intérpretes por meio da janela de Libras e o compartilhamento de conteúdos falsos. Além disso, o acesso às informações da sua região vem sendo inviabilizado pela ausência do tradutor e intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Libras (IESM), Pedagoga (FSA). Professora de Libras (Assistente A) da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú.

Francisca Neuza de Almeida Farias, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutora em Educação (UFPI); Mestre em Educação (UFPI), Especialista em Psicopedagogia (EPCE); Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais (IESM) e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Piauí. Professora de Libras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Referências

ALMEIDA, Débora Ribeiro de; NUNES, Julia Loures. Faraco, C. A. (2008). Norma CultaBrasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 196 p. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 166-169, jan./ jul. 2012 Disponível em: https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2012/10/166-169-Norma-Culta- Brasileira.pdf. Acesso em: 3 de out de 2020.

ALMEIDA. Rogério de. Covid-19, o nascimento de um novo século e os laboratórios sociais. Jornal da USP. São Paulo, 15 abr. 2020. Disponível em: https://diz.ae/bIjqs. Acesso em: 16 de out. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRADE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR-15290: acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.Diário Oficial da União, Brasília DF, 23 dez. 2005a.

BRASIL. Lei no 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, 16 out. 2020.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dez. 2000. Diário Oficial da União, Brasília DF, 23 dez. 2005b.

BRASIL. Lei no. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015.

CRODA, Julio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da vigilância em saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 29, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000100021. Acesso: 07 out. 2020.

DANTAS, M. M. de C.; ARAÚJO, C. S. S de. Surdez e as relações contraditórias da esfera política para emancipação humana do surdo. In: FARIAS, Francisca Neuza de Almeida; LIMA, Ediane Silva (org.). Libras e surdez: conceitos e aplicações na educação de Surdos. São Paulo: Garcia Edizioni, 2018, p. 177-199.

FARIAS, Francisca Neuza de Almeida; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. O surdo em busca de uma educação de qualidade. In: FARIAS, Francisca Neuza de Almeida; LIMA, Ediane Silva (org.). Libras e surdez: conceitos e aplicações na educação de Surdos. São Paulo: Garcia Edizioni, 2018, p.125-156.

GOMES, Ciro. Nada mais será como antes. In: TOSTES, Anjuli.; MELO FILHO, Hugo.Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6Editora, 2020, p. 51-60.

IBGE. Estatísticas de gênero. 2010. Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,-2,-3,128&ind=4643. Acesso em: 3 de out de 2020.

LACERDA, Cristina B. F. de. O intérprete de Língua de Sinais (ILS). In: LODI, Ana Claudia B.; MELO, Ana Dorziat B.; FERNANDES, Eulalia. (org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 262-277.

MARTINS, Diléia Aparecida. Trajetória de formação e condições de trabalho do intérprete de libras em instituições de educação superior. 2009. 121 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2009.

MÉLO, A. D. B. de.; ARAÚJO, J. R. de.; SOARES, F. P. S. O direito dos surdos à educação (um estudo com jovens de 14 a 22 anos). In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MELO, Ana Dorziat B.; FERNANDES, Eulalia (org.). Letramento, bilinguismo e educaçãode surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 351-368.

NASCIMENTO, Vinícius. Janelas de libras e gêneros do discurso: apontamentos para a formação e atuação de tradutores de língua de sinais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 2, p. 461-492, 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa sobre COVID-19. Disponível
em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 5 de out. 2020.
PIAUÍ. Governo do Estado. Coronavírus Piauí. Disponível em:
http://coronavirus.pi.gov.br/. Acesso em: 15 de outubro. 2020.

QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e interprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa: programa nacional de apoio à educação de surdos. Brasília, DF:SEESP, 2004.

RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo et al. Epidemiologia, políticas públicas e Covid-19. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 28, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570/33134. Acesso em: 3 out. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Vírus: tudo o que é sólido desmancha no ar. In: TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. (org.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020. p. 45-49.

SANTOS, Joaquim César Cunha dos; NOGUEIRA, Fernanda dos Santos. A tarefa do tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa como intelectual específico nas práticas do cuidado de si. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; COSTA JÚNIOR, Euluze Rodrigues da (org.). Educação de surdos: políticas, práticas e outras abordagens. Curitiba: Appris, 2018, p. 179-193.

SEVERO, Valdete Souto. Sobre a Covid-19 e as nossas escolhas. In: TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. (org.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru:Canal 6, 2020. p. 219-225.

SILVA, Angela Carrancho da. A representação social da surdez: entre o mundo acadêmico e o cotidiano escolar. In: LODI, Ana Cláudia B.; MELO, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulália. (org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 89-101.

SILVA, Daniele Nunes Henrique. Como brincam as crianças surdas. São Paulo: Plexus, 2002.

TESKE, Ottmar. Surdos: um debate sobre letramentos e minorias. In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MELO, Ana Dorziat B.; FERNANDES, Eulalia (org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 27-47.

TOSTES, Anjuli. Pandemia, populismo e nova ordem social. In:TOSTES, Anjuli; Melo FILHO, Hugo.(org.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6,2020. p. 31-43.

TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA, Ana Cristina; NEUZA DE ALMEIDA FARIAS, Francisca. Acesso às informações sobre a Covid-19 pelos Surdos de Teresina-PI, no período inicial da quarentena, deflagrada pela pandemia do SARS-COV2. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 239–260, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p239. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41915. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos