Oralidade nas aulas de língua portuguesa: um diagnóstico do problema frente à Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p59Palavras-chave:
Oralidade, Gêneros discursivos orais, SeminárioResumo
Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa desenvolvida como diagnóstico sobre competências e habilidades no desempenho de gêneros discursivos orais formais, de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, em uma escola pública de um município do baixo sul da Bahia, como desenvolvimento do Mestrado Profissional em Letras, realizado por uma das autoras deste artigo. O objetivo desta parte do trabalho de pesquisa foi analisar as habilidades referentes ao gênero discursivo oral seminário, a partir de transcrições das apresentações, como exemplos, feitas pela professora-pesquisadora. A análise dos dados permitiu concluir que cinco dos onze conteúdos relacionados ao seminário não foram identificados nas apresentações dos discentes, apenas três deles foram demonstrados pelos alunos na íntegra e os outros três apenas parcialmente. Dos questionamentos, suscitados a princípio, obtivemos a seguinte constatação: existem características/ conteúdos que somente alguns alunos conseguem demonstrar, sobre o gênero discursivo seminário, devido à sua prática mais frequente. Por isso, os conteúdos dos gêneros discursivos orais, sua estrutura, modos de funcionamento e características linguísticas e textuais precisam ser formalmente ensinados, para que sejam realizados com constância e conscientemente.
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