Proposta de uma grade de avaliação por pares da produção escrita em português como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p23Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Avaliação, Línguas adicionaisResumo
Este artigo tem como objetivo adaptar a grade de avaliação professor-aluno de Dilli, Schoffen e Schlatter (2012) para uma grade que fomente a interação aluno-aluno para avaliar a produção escrita no ensino de PLA a partir do nível intermediário. O marco teórico advém principalmente da noção bakhtiniana de uso da língua (BAKHTIN, 1997, 2006) e da avaliação de línguas, especialmente o conceito de avaliação (BACHMAN, 1991; CHAPELLE, 1999; RICHARDS; SCHMIDT, 2010), sua função pedagógica (LUCKESI, 1996; SANTOS, 2005; SCHLATTER et al., 2005) e a noção de proficiência (SCHOFFEN, 2009). Como metodologia, substituíram-se os termos técnicos e incluiu-se um espaço para mediar a reflexão linguística. O resultado é uma grade que estimula uma atitude responsiva e promove uma aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a grade proposta motiva uma postura inclusiva do professor no processo de avaliação, auxilia os alunos no desenvolvimento de uma postura ativa e fomenta a aprendizagem por meio da interação.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Marcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
BACHMAN, Lyle. What does language testing have to offer? Tesol Quarterly, Hoboken, NJ, v. 25, n. 4, p. 671-704, 1991.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
CHAPELLE, Carol. Validity in language assessment. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 19, p. 254-272, 1999.
DAVIES, Alan; BROWN, Annie; ELDER, Cathie; HILL, Kathryn; LUMLEY, Tom; MCNAMARA, Tim. Dictionary of language testing. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
DILLI, Camila; SCHOFFEN, Juliana Roquele; SCHLATTER, Margarete. Parâmetros para a avaliação de produção escrita orientados pela noção de gênero do discurso. In: SCHOFFEN, Juliana Roquele; KUNRATH, Simone Paula; ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe; SANTOS, Letícia Grubert (org.). Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Editora Bem Brasil, 2012.
HUGHES, Arthur. Kinds of test and testing. In: HUGHES, Arthur. Testing for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 9-21.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
MARTÍN PERIS, Ernesto (org.). Diccionario de términos clave de ELE. Madrid: SGEL: Instituto Cervantes, 2008. Disponível em http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/indice.htm. Acesso em: 17 set. 2020.
RICHARDS, Jack C.; SCHMIDT, Richard. Dictionary of language teaching & applied linguistics. 4. ed. Harlow: Pearson Education, 2010.
SANTOS, Ana Cristina. Algumas reflexões sobre a avaliação no ensino de espanhol como língua estrangeira. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 9, n. 14, p. 52-64, 2005. Disponível em: http://filologia.org.br/ixcnlf/14/05.htm. Acesso em: 17 set. 2020.
SANTOS, Letícia Grubert. Avaliação de desempenho para nivelamento de alunos de português como língua estrangeira. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12750. Acesso em: 17 set. 2020.
SCHLATTER, Margarete; ALMEIDA, Alexandre Nascimento; FORTES, Melissa Santos; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Avaliação de desempenho e os conceitos de validade, confiabilidade e efeito retroativo. In: FLORES, Valdir N. A redação no contexto do vestibular 2005: a avaliação em perspectiva. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
SCHOFFEN, Juliana Roquele. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. 2009. 192 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/16900. Acesso em: 17 set. 2020.
SCHOFFEN, Juliana Roquele; ABREU, Caroline Soares. A proposta pedagógica dos livros didáticos de língua estrangeira e as provas modelo: coerência ou contradição? Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 26-27, p. 107-114, 2003.
VAN DEN BRANDEN, Kris. Task-based language teaching. In: HALL, Graham. (ed.). The routledge handbook of English language teaching. Abingdon: Routledge, 2016. p. 238-251.
WEIGLE, Sara Cushing. Scoring procedures for writing assessment. In: WEIGLE, Sara Cushing. Assessing writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 108-139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.