Meme: gênero e prática de ensino pela sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p63

Palavras-chave:

Letramento crítico, Gramática do Design Visual, Gênero, Meme

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir o ensino do gênero meme, por meio de uma pesquisa-ação, nos termos de aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em turmas de EJA (nono ano), numa escola pública no Estado de São Paulo. O artigo, com base nesse estudo de caso, discute aspectos do referido gênero pela perspectiva teórica da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. No interior da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produção de memes, fazendo uso mais consciente dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Além disso, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valores e ideologias adstritos ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.

Biografia do Autor

Ulisses Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Ulisses. Meme: gênero e prática de ensino pela sequência didática. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 63–89, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/34469. Acesso em: 3 jul. 2024.

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