A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p211

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Avaliação da aprendizagem de línguas, Teorias de letramentos, Multiletramentos, Letramento crítico

Resumo

Fruto de pesquisa de Mestrado de natureza qualitativa-interpretativa (DUBOC, 2007), este trabalho tem como objetivo discutir a questão da avaliação da língua inglesa segundo as teorias de letramentos mais recentes (COPE E KALANTZIS, 2000; GEE, 2000, 2004; LANKSHEAR E KNOBEL, 2003; SOARES, 2004, 2005). Tendo como ponto de partida a investigação sobre concepções e práticas de avaliação da língua inglesa em comunidades do Ensino Fundamental, a pesquisa, de caráter etnográfico (ANDRÉ, 2003), permitiu-nos identificar a recorrência de uma concepção de avaliação de línguas como sinônimo de mensuração, a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos e estáveis e ainda o predomínio do uso da prova escrita. Diante de tais resultados, este artigo convida o leitor ao exercício de re-conceituação da avaliação da aprendizagem de forma a contemplar as transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento. Trata-se de um esboço quanto às características, conteúdos e modalidades avaliativas segundo tais teorias, com ênfase para o trabalho de letramento crítico no contexto do ensino de línguas estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Martinez Duboc, Universidade de São Paulo

Professora Doutora na Universidade de São Paulo

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003.

BARRETT, H. Electronic Portfolios - A chapter in Educational Technology; An Encyclopedia to be published by ABC-CLIO. 2001. Disponível em: http://electronicportfolios.com/portfolios.htlm#conf. Acesso em 12 abr. 2007.

BAXTER, A. Evaluating your students. London: Richmond publishing, 1997.

BROADFOOT, P. Education, assessment and society: a sociological analysis. Buckingham: Open University Press, 1996.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

DUBOC, A. P. M. A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2007.

FIDALGO, S. S. A avaliação de Ensino-aprendizagem: ferramenta para a formação de agentes críticos. 2002. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica São Paulo, São Paulo, 2002.

GEE, J. P. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

GEE, J. P. Situated language and learning – a critique of traditional schooling. United Kingdom: Routledge, 2004.

GIROUX, H. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: SILVA, T. T. (org.) Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GONZÁLEZ, F. Herramientas colaborativas para la enseñanza usando tecnologías web: weblogs, redes sociales, wikis, web 2.0. In: CONFERÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE LEÓN, León, Espanha, out. 2005. Disponível em: http://www.gabinetedeinformatica.net/. Acesso em: 10 abr. 2007.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: changing knowledge and classroom learning. United Kingdom: Open University Press, 2003.

MONTE MÓR, W. Reading Dogville in Brazil: Image, Language and Critical Literacy. Language and Intercultural Communication. Inglaterra, v.6 , n. 2, p.124-135, 2006.

ROSATI, M. I. S. A ética na historicidade humana. In: Santos, C. R.; Ferreira, M. C. I. Avaliação educacional: um olhar reflexivo sobre a sua prática. São Paulo: Avercamp, 2005.

SOARES, M. Alfabetização e letramento têm o mesmo significado? Rev. Pátio, ano 9, n.34, p.50-52, maio/jul 2005.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2.ed. São Paulo: Global, 2004.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 5.ed. São Paulo: Libertad, 2003.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Rev.Estudos em Avaliação Educacional, n.12, jul./dez 1995.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

DUBOC, Ana Paula Martinez. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 211–228, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18539. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos