A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p211

Palabras clave:

Ensino de línguas, Avaliação da aprendizagem de línguas, Teorias de letramentos, Multiletramentos, Letramento crítico

Resumen

Fruto de pesquisa de Mestrado de natureza qualitativa-interpretativa (DUBOC, 2007), este trabalho tem como objetivo discutir a questão da avaliação da língua inglesa segundo as teorias de letramentos mais recentes (COPE E KALANTZIS, 2000; GEE, 2000, 2004; LANKSHEAR E KNOBEL, 2003; SOARES, 2004, 2005). Tendo como ponto de partida a investigação sobre concepções e práticas de avaliação da língua inglesa em comunidades do Ensino Fundamental, a pesquisa, de caráter etnográfico (ANDRÉ, 2003), permitiu-nos identificar a recorrência de uma concepção de avaliação de línguas como sinônimo de mensuração, a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos e estáveis e ainda o predomínio do uso da prova escrita. Diante de tais resultados, este artigo convida o leitor ao exercício de re-conceituação da avaliação da aprendizagem de forma a contemplar as transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento. Trata-se de um esboço quanto às características, conteúdos e modalidades avaliativas segundo tais teorias, com ênfase para o trabalho de letramento crítico no contexto do ensino de línguas estrangeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Martinez Duboc, Universidade de São Paulo

Professora Doutora na Universidade de São Paulo

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003.

BARRETT, H. Electronic Portfolios - A chapter in Educational Technology; An Encyclopedia to be published by ABC-CLIO. 2001. Disponível em: http://electronicportfolios.com/portfolios.htlm#conf. Acesso em 12 abr. 2007.

BAXTER, A. Evaluating your students. London: Richmond publishing, 1997.

BROADFOOT, P. Education, assessment and society: a sociological analysis. Buckingham: Open University Press, 1996.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

DUBOC, A. P. M. A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2007.

FIDALGO, S. S. A avaliação de Ensino-aprendizagem: ferramenta para a formação de agentes críticos. 2002. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica São Paulo, São Paulo, 2002.

GEE, J. P. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

GEE, J. P. Situated language and learning – a critique of traditional schooling. United Kingdom: Routledge, 2004.

GIROUX, H. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: SILVA, T. T. (org.) Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GONZÁLEZ, F. Herramientas colaborativas para la enseñanza usando tecnologías web: weblogs, redes sociales, wikis, web 2.0. In: CONFERÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE LEÓN, León, Espanha, out. 2005. Disponível em: http://www.gabinetedeinformatica.net/. Acesso em: 10 abr. 2007.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: changing knowledge and classroom learning. United Kingdom: Open University Press, 2003.

MONTE MÓR, W. Reading Dogville in Brazil: Image, Language and Critical Literacy. Language and Intercultural Communication. Inglaterra, v.6 , n. 2, p.124-135, 2006.

ROSATI, M. I. S. A ética na historicidade humana. In: Santos, C. R.; Ferreira, M. C. I. Avaliação educacional: um olhar reflexivo sobre a sua prática. São Paulo: Avercamp, 2005.

SOARES, M. Alfabetização e letramento têm o mesmo significado? Rev. Pátio, ano 9, n.34, p.50-52, maio/jul 2005.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2.ed. São Paulo: Global, 2004.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 5.ed. São Paulo: Libertad, 2003.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Rev.Estudos em Avaliação Educacional, n.12, jul./dez 1995.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

DUBOC, Ana Paula Martinez. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 211–228, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18539. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.