Uma prática em outro(s) espaço(s): escrita e reescrita de textos no ambiente virtual orkut

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p105

Palabras clave:

Letramento Digital. Escrita. Reescrita.

Resumen

O objetivo deste trabalho, que se insere em uma pesquisa maior de mestrado, é estudar a dinâmica discursiva de comunidades virtuais do ambiente Orkut cujos temas tangem escrita e reescrita de textos, analisando situações de produção textual de usuários da rede. Em paralelo, pretende-se examinar articulações dessas produções on-line com o universo off-line. Neste artigo, considerando a ideia de que “escrever é oferecer algo para ler” (MARCUSCHI, 2005), centramo-nos na investigação do princípio de “co-avaliação” (CABRAL, 1994) como peculiaridade relevante nas atividades de escrita observadas no Orkut, posto que, neste, foram encontrados enunciados construídos conjuntamente, a partir de correções públicas e processos de reescrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Linguística pela State University of New York. Professora  da Universidade Estadual de Campinas.

Flávia Danielle Sordi Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda no programa de pós-graduação do departamento de Linguística Aplicada do IEL Unicamp

Citas

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editoral, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BERGMANN, Leila Mury. Manifestações dos alunos sobre professores/escola. In: SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 4., 2007, Tubarão. Anais... Tubarão: SIGET, 2007. p. 1-12.

BONINI, Adair. Metodologias de ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da psicolingüística. Perspectiva, Florianópolis, v.20, n.1, p.23-47, jun, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio – Parte II Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRITTO, Percival Leme. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n.2, p.149-167, 1983.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Entrevista. A Gazeta. Disponível em http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/a_gazeta/materia.php&cd_ matia=475813. Acesso em 26 de out. 2008.

CABRAL, Manuela. Avaliação e escrita: um processo integrado. In: FONSECA, Fernanda Irene (Org.). Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto, 1994.

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de. (Org). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2004.

CRUVINEL, Monica Vasconcelos. Rastros virtuais de uma morte (a)enunciada: uma análise do discurso do suicídio pelas páginas “brasileiras” do Orkut. 2008. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

DAHLET, Patrick. A produção da escrita: abordagens cognitivas e textuais. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 23, p. 79-95, 1994.

FIAD, R. S. Reescrita de textos: uma prática escolar e social. ORGANON, Porto Alegre, v. 23, n. 46, p. 147-159, 2009.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção; COSTA, Sérgio Roberto. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOMESU, Fabiana. Internetês para interneteiros: (velhas questões) sobre escrita. In: Estudos Linguísticos XXXVI (3), Araraquara: UNESP/UNIP, setembro-dezembro, p.100-107, 2007.

LANKSHEAR, Colin; LEANDER, Kevin M. Social science research in virtual realities. In: SOMEKH, Bridget; LAWIN, Cathy (Eds.). Research methods in the social sciences. London: Sage Publications, 2005.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michelle. Digital literacies: concepts, policies and practices. New York/Washington DC/Baltimore, Bern/Frankfurt/Berlin/Brussels/Vienna: Peter Lang, 2008.

LEMKE, Jay L. Travels in hypermodality (Working draft). In: Visual Communication, vol. 1, n. 3, pp. 299-325, 2002. Disponível em http://academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/. Acesso em 03 de mar. 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2003.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARCUSCHI, Luís Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. In: Língua, linguística e literatura, João Pessoa, v. 1, n.1, p. 9-40, 2003.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Tudo o que você queria saber sobre como construir um bom texto sem se estressar. In: ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p.11-13.

MARTINS, Cláudia. Cristiane Levandosky. Gêneros digitais e a escrita no Orkut: reconfiguração do gênero bilhete. 2007. Dissertação (Mestrado) – Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2007.

O’REILLY, Tim. What is web 2.0: design patterns and business models for the next generation of softerware (web article), 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em 07 de jan. 2010.

PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

PRIMO, A. F. T. A emergência das comunidades virtuais. In: INTERCOM - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, 20, 1997, Santos. Anais... Santos, 1997.

RECUERO, Raquel da C. Comunidades Virtuais: uma abordagem teórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, 5, 2001, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2001.

RECUERO, Raquel da C. Teoria das redes sociais e redes sociais na internet: considerações sobre o Orkut, os webblogs e os fotologs. In: INTERCOM - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, 27, 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2004.

RHEINGOLD, Howard. La comunidad virtual: una sociedad sin fronteras. Barcelona: Gedisa Editorial. Colección Limites de La Ciência, 1994.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

WELLMAN, Barry; MILENA, Gulia. Virtual Communities as Communities: net surfers don’t ride alone. In: KOLLOCK, Peter; SMITH, Marc (Eds.). Communities in cyberspace. New York: Routledge, 1999.

Publicado

2011-12-05

Cómo citar

SALEK FIAD, Raquel; SILVA, Flávia Danielle Sordi. Uma prática em outro(s) espaço(s): escrita e reescrita de textos no ambiente virtual orkut. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 105–120, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/9645. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.