Professor de língua materna: a formação em questão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p136Palabras clave:
Educação linguística, Formação, Competência docente, Professor letradorResumen
A universidade atual está sendo questionada quanto ao seu papel na formação inicial e continuada, sobretudo em relação aos docentes. Pensando numa mudança da universidade pública sob a perspectiva da formação e da democratização, assinalamos alguns pontos que são a condição e a forma dessa mudança. Essa situação interfere na competência docente no ensino das várias áreas de estudo. Aqui, relacionamos a condição de formação do professor ao fracasso no ensino de língua materna no Brasil e apontamos mudanças para a formação e ação desse professor, a caminho da educação linguística e do agente letrador em todas as áreas do conhecimento.Descargas
Citas
BAGNO, Marcos. Educação Lingüística: ter o que dizer, saber o que dizer, poder dizer. Palestra proferida na Sala dos Papirus, Faculdade de Educação/UnB, Brasília, 12 jun. 2003.
BERTONI PINTO, Neuza. Erro: uma estratégia para a diferenciação do ensino. In: ANDRÉ, Marli(org.). Pedagogiadas diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. (Coleção Prática Pedagógica)
BORTONI-RICARDO, Stella Maris.Aplicando a pedagogia culturalmente sensível. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSISPETERSON, Ana Antônia (orgs.). Cenas de Sala de Aula. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 05 de outubro de 2003.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Texto e Linguagem)
BLASCHKAUER, Dani. País corre risco de ficar sem professores na rede pública em 15 anos. Folha online, 20 dez. 2003.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A Escrita e o outro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. KLEIMAN, Ângela. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MAGALHÃES, Luciane Manera. Modelos de educação continuada: os diferentes sentidos da formação reflexiva do professor. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
PEREIRA, Ana Dilma de Almeida. A formação (sócio) linguística de professores das séries iniciais do ensino fundamental no programa de formação continuada – próletramento. XXI Jornada de Estudos Lingüísticos, 2006.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. (Coleção Leituras no Brasil)
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. SP: Cortez, 2001.
SILVA, Simone Bueno Borges da. Os PCNs e a formação do professor. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Entretextos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.