Professor de língua materna: a formação em questão

Autores

  • Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p136

Palavras-chave:

Educação linguística, Formação, Competência docente, Professor letrador

Resumo

A universidade atual está sendo questionada quanto ao seu papel na formação inicial e continuada, sobretudo em relação aos docentes. Pensando numa mudança da universidade pública sob a perspectiva da formação e da democratização, assinalamos alguns pontos que são a condição e a forma dessa mudança. Essa situação interfere na competência docente no ensino das várias áreas de estudo. Aqui, relacionamos a condição de formação do professor ao fracasso no ensino de língua materna no Brasil e apontamos mudanças para a formação e ação desse professor, a caminho da educação linguística e do agente letrador em todas as áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves, Universidade de Brasília

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do DF.

Referências

ALVAREZ, Luciana; IWASSO, Simone. Cresce número de professores sem diploma na educação básica do País. O Estado de São Paulo. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100713/not_imp580313,0.php. Acessado em 20 ago. 2010.

BAGNO, Marcos. Educação Lingüística: ter o que dizer, saber o que dizer, poder dizer. Palestra proferida na Sala dos Papirus, Faculdade de Educação/UnB, Brasília, 12 jun. 2003.

BERTONI PINTO, Neuza. Erro: uma estratégia para a diferenciação do ensino. In: ANDRÉ, Marli(org.). Pedagogiadas diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. (Coleção Prática Pedagógica)

BORTONI-RICARDO, Stella Maris.Aplicando a pedagogia culturalmente sensível. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSISPETERSON, Ana Antônia (orgs.). Cenas de Sala de Aula. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 05 de outubro de 2003.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Texto e Linguagem)

BLASCHKAUER, Dani. País corre risco de ficar sem professores na rede pública em 15 anos. Folha online, 20 dez. 2003.

FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A Escrita e o outro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. KLEIMAN, Ângela. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MAGALHÃES, Luciane Manera. Modelos de educação continuada: os diferentes sentidos da formação reflexiva do professor. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

PEREIRA, Ana Dilma de Almeida. A formação (sócio) linguística de professores das séries iniciais do ensino fundamental no programa de formação continuada – próletramento. XXI Jornada de Estudos Lingüísticos, 2006.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. (Coleção Leituras no Brasil)

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. SP: Cortez, 2001.

SILVA, Simone Bueno Borges da. Os PCNs e a formação do professor. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). A Formação do Professor. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Professor de língua materna: a formação em questão. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 1, p. 136–156, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n1p136. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7896. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos