O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental

Autores/as

  • Cristina Rörig Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p29

Palabras clave:

Análise do Discurso, Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar textos de relatos de experiência produzidos por crianças de um terceiro ano e de um quinto ano do ensino fundamental, para verificar a textualidade e o uso das marcas temporais em suas produções propondo-se, assim, uma reflexão linguística sobre o desenvolvimento da escrita. Entende-se a textualidade como o conjunto de recursos que permitem ao aluno produzir textos de modo eficiente em um determinado gênero e tipo textual, e as marcas de tempo referem-se a um conhecimento enunciativo que leva à construção de sentido. Em relação à enunciação, opta-se, especificamente, por observar como essa se realiza pelo emprego dos tempos verbais e dos advérbios a fim de verificar esse uso da língua realizado pelos alunos. Pretende-se, assim, contribuir com reflexões sobre o trabalho de produção e desenvolvimento textual no ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Rörig, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. ABC do alfabetizador. 2.ed. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão: revisão da tradução, Marina Appenzeller. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Émile (1967). Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto. São Paulo: Ática, 2003.

FLORES, Valdir et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.

MARCUSCHI, Luiz A. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: MARCUSCHI, L.A. e DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 31-56.

MARCUSCHI, Luiz A.; HOFFNAGEL, Judith. A escrita no contexto de usos linguísticos: caracterizando a escrita. In: MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 85-104.

MORAIS, Artur Gomes; da SILVA, Alexsandro. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006.

TEBEROSKY, Ana. Para que aprender a escrever? In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006ª. p. 19-37.

TEBEROSKY, Ana. Compor textos. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006b. p. 85-117.

WERTZER, Haydée F.; SANTOS, Maria Thereza M. dos. Processamento fonológico e processamento da escrita. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 15.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA, 7., 2007, Gramado. Anais... Gramado, RS, 2007.

Publicado

2011-08-12

Cómo citar

RÖRIG, Cristina. O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 1, p. 29–53, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7858. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.