De Novo Creari: Analysis de manuscritos escolares por medio de tópicos de intertextualidad y creatividad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p77

Palabras clave:

Creatividad, Intertextualidad, Analysis textual

Resumen

Esta pesquisa propõe a criação de metodologia própria para a análise da criatividade em manuscritos de alunos recém-alfabetizados. Foi desenvolvida uma sistematização de análise, com tópicos que permitiram comprovar como os textos considerados mais criativos são aqueles nos quais a intertextualidade tem grande influência. Para construir o estado da arte partimos dos estudos de Albuquerque (1992), Maksic e Sevkusic (2012) e Grainger, Goouch e Lambirth (2005), direcionados a produção textual na sala de aula. Delimitamos também a visão da intertextualidade, iniciada com Kristeva (1970) e tomada como critério de textualidade por Beaugrande & Dressler (1981) e Antunes (2010), além das contribuições de Bazerman (2007, 2011). Para os aspectos próprios da escritura no contexto da sala de aula adotamos os estudos sobre manuscritos escolares em Calil (2004, 2007, 2008, 2009, 2009, 2010, 2010, 2012).  Construímos nossa metodologia de intertextualidade com 4 macrocritérios e 21 subcritérios. O corpus levantado foi composto por 143 manuscritos (88 textos individuais, 48 em duplas, 7 em trio), todos coletados como resultado do projeto ‘Contos do Como e do Por que’, realizado em uma escola particular de Maceió, Alagoas. Para exemplificar a análise, nesse trabalho, foram analisados 2 textos, considerados os mais criativos, de acordo com os critérios estabelecidos pela literatura, e que atingiram maior alcance nos critérios de intertextualidade definidos na pesquisa. Os resultados apontaram a proporção de 65% de critérios de intertextualidade. As reflexões sobre os dados e sobre os resultados obtidos apontaram para a apresentação de uma proposta de definição de criatividade. 

Biografía del autor/a

Bruno Jaborandy Maia Dias, Universidade Federal de Alagoas

Estudiante de doctorado en Lingüística en el Programa de Literatura y Lingüística de la Universidad Federal de Alagoas.

Adna Almeida Lopes, Universidade Federal de Alagoas

Doctora en Educación por la Universidad Federal de Alagoas, Profesora del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Alagoas.

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Post-Doctorado en Educación de Harvard Graduate School of Education, HGSE, Estados Unidos. Postdoctorado en Lingüística en la Université de Paris X, Nanterre, Paris X, Francia. Postdoctorado en Lingüística en el Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, Francia. Doctor en Lingüística por la Universidad de Campinas. Profesor del Programa de Postgrado en Educación y del Programa de Postgrado en Letras y Lingüística de la Universidad Federal de Alagoas.

Citas

ALBUQUERQUE, Maria de Fátima Mamede de. A produção do texto criativo no contexto de sala de aula: o caso dos alunos de 12/13 anos. 1992. 645 f. Tese (Doutorado em Didática do Português) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 1992.

ALLEN, Graham. Intertextuality. Londres: Routledge, 2011.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Contexto, 2007.

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

BEAUGRANDE, Roberl-Alain de; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.

CALIL, Eduardo (Org.). A menina dos títulos: repetição e paralelismo em manuscritos de Isabel. Alfa, São Paulo, v. 54, n. 2, p. 533-564, 2010.

CALIL, Eduardo (Org.). A rainha comilona: dialogismo e memória na escritura escolar. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, p. 24-45, jan./jun. 2012a.

CALIL, Eduardo (Org.). Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. 2. ed. Londrina: Eduel, 2009.

CALIL, Eduardo (Org.). Contos do como e do por que: projeto didático 2012. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2012b.

CALIL, Eduardo (Org.). Escutar o invisível: escritura & poesia na sala de aula. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

CALIL, Eduardo (Org.). Um manuscrito escolar e a interferência da homonímia no processo de escritura. Revista do Gelne. João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 61-72, 2004.

CALIL, Eduardo; LIMA, Maria Hozanete Alves de. Nomes próprios em histórias inventadas: odores de um encadeamento. In: CALIL, Eduardo (Org.).Trilhas da escrita: autoria, leitura e ensino. São Paulo: Cortez, 2007. p. 111-131.

CASCUDO, L. C. Contos tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2006.

COSTA VAL, Maria das Graças. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity: flow and the psychology of discovery and invention. EUA: Harper Perennial, 1996.

GRAINGER, Teresa; GOOUCH, Kathy; LAMBIRTH, Andrew. Creativity and writing: developing voice and verve in the classroom. Oxfordshire,UK: Routledge, 2005.

GRESILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.

KOLP, Pierre. La Creativité considérée d’un point de vue historique et considérée d’un point de vue actuel. Bélgica: Centre de Formation de l‟enseignement de l‟UVCB, 2009.

KRISTEVA, Julia. Desire in language: a semiotic approach to literature and art. New York: Columbia University Press, 1980.

KRISTEVA, Julia. Word, dialogue and novel. In: MOI, Toril (Org.). The kristeva reader. New York: Columbia University Press, 1986. p. 34-62.

LUBART, T. Creativity, high potential and assessment issues. In: ECHA CONFERENCE: FROM GIFTEDNESS TO SUCCESSFUL INTELIGENCE, 11., 2008, Praga. Proceedings… Praga, 2008.

MAKSIĆ, Slavica; ŠEVKUŠIĆ, Slavica. Creativity of students’ stories: case study at primary school. Institute for Educational Research, Belgrado, v. 44, n. 1, p. 128-143, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MASLOW, Abraham H. The creative attitude. In: MASLOW, Abraham H. The farther reaches of human nature. New York: Penguin, 1973. p. 55-68.

RIBOT, Théodule. Essay on the creative imagination. London: Kegan, Paul, Trench, Trübner, 1906.

ROBINSON, Ken. Libertando o poder criativo: as teorias sobre imaginação, criatividade e inovações que despertam os talentos reprimidos. São Paulo: HSM, 2012.

ROGERS, Carl. Toward a theory of creativity. In: ROGERS, Carl. On becoming a person. Boston: Houghton Mifflin, 1961. p. 347-359.

STERNBERG, Robert J. The rainbow project: enhancing the SAT through assessments of analytical, practical and creative skills. Intelligence, New York, v. 34, n. 1, p. 321- 350, 2006.

TATARKIEWICZ, Wladyslaw. A history of six ideas: an essay in aesthetics. Melbourne: International Volume Series, 1980.

TORRANCE, E. P. The torrance tests of creative thinking-norms-technical manual research edition-verbal tests, forms A and B-figural tests, forms A and B. Princeton: Personnel Press, 1966

Publicado

2017-11-19

Cómo citar

DIAS, Bruno Jaborandy Maia; LOPES, Adna Almeida; CALIL, Eduardo. De Novo Creari: Analysis de manuscritos escolares por medio de tópicos de intertextualidad y creatividad. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 77–103, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28991. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos