De Novo Creari: Analysis de manuscritos escolares por medio de tópicos de intertextualidad y creatividad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p77

Palabras clave:

Creatividad, Intertextualidad, Analysis textual

Resumen

Esta pesquisa propõe a criação de metodologia própria para a análise da criatividade em manuscritos de alunos recém-alfabetizados. Foi desenvolvida uma sistematização de análise, com tópicos que permitiram comprovar como os textos considerados mais criativos são aqueles nos quais a intertextualidade tem grande influência. Para construir o estado da arte partimos dos estudos de Albuquerque (1992), Maksic e Sevkusic (2012) e Grainger, Goouch e Lambirth (2005), direcionados a produção textual na sala de aula. Delimitamos também a visão da intertextualidade, iniciada com Kristeva (1970) e tomada como critério de textualidade por Beaugrande & Dressler (1981) e Antunes (2010), além das contribuições de Bazerman (2007, 2011). Para os aspectos próprios da escritura no contexto da sala de aula adotamos os estudos sobre manuscritos escolares em Calil (2004, 2007, 2008, 2009, 2009, 2010, 2010, 2012).  Construímos nossa metodologia de intertextualidade com 4 macrocritérios e 21 subcritérios. O corpus levantado foi composto por 143 manuscritos (88 textos individuais, 48 em duplas, 7 em trio), todos coletados como resultado do projeto ‘Contos do Como e do Por que’, realizado em uma escola particular de Maceió, Alagoas. Para exemplificar a análise, nesse trabalho, foram analisados 2 textos, considerados os mais criativos, de acordo com os critérios estabelecidos pela literatura, e que atingiram maior alcance nos critérios de intertextualidade definidos na pesquisa. Os resultados apontaram a proporção de 65% de critérios de intertextualidade. As reflexões sobre os dados e sobre os resultados obtidos apontaram para a apresentação de uma proposta de definição de criatividade. 

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Biografía del autor/a

Bruno Jaborandy Maia Dias, Universidade Federal de Alagoas

Estudiante de doctorado en Lingüística en el Programa de Literatura y Lingüística de la Universidad Federal de Alagoas.

Adna Almeida Lopes, Universidade Federal de Alagoas

Doctora en Educación por la Universidad Federal de Alagoas, Profesora del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Alagoas.

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Post-Doctorado en Educación de Harvard Graduate School of Education, HGSE, Estados Unidos. Postdoctorado en Lingüística en la Université de Paris X, Nanterre, Paris X, Francia. Postdoctorado en Lingüística en el Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, Francia. Doctor en Lingüística por la Universidad de Campinas. Profesor del Programa de Postgrado en Educación y del Programa de Postgrado en Letras y Lingüística de la Universidad Federal de Alagoas.

Citas

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Publicado

2017-11-19

Cómo citar

DIAS, Bruno Jaborandy Maia; LOPES, Adna Almeida; CALIL, Eduardo. De Novo Creari: Analysis de manuscritos escolares por medio de tópicos de intertextualidad y creatividad. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 77–103, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28991. Acesso em: 21 nov. 2024.

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