Violência simbólica e ideologia: diálogos entre Bourdieu e Fairclough

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p361

Palabras clave:

violência simbólica, Ideologia, Estudos da(e) lingua(gem)

Resumen

Esta pesquisa bibliográfica articula os conceitos de violência simbólica (BOURDIEU, 1986; 1989; 1991; 2009) e ideologia (FAIRCLOUGH, 1989; 1999a; 1999b; 2003) com a finalidade de (1) traçar aspectos de contiguidade e/ou distância entre ambas noções teóricas;  (2) analisar a importância/predominância desses conceitos para a área de Estudos da(e) Lingua(gem); e (3) avaliar (res)significações das noções apresentadas no contexto de produção teórica brasileira. Para alcançar tais objetivos, realizei uma busca no Banco de Teses (CAPES), e, após determinados critérios de seleção, desenvolvi uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com foco nas categorias temáticas, ou seja, nas noções conceituais de violência simbólica e ideologia. Os resultados da análise demostram que os mencionados conceitos tem contribuído para (a) repensar práticas de dominação em contextos de seleção para curso de pós-graduação; (b) refletir acerca de traços ideológicos que interpelam a constituição identitária de educadores/as; e (c) questionar a atuação social de instituições (como a mídia) na (re)produção de dominação no processo de construção identitária (sociossexual) da mulher brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Gresechen Paiter Luzia de Souza, UFMT

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Citas

ARAÚJO, Carlos Sidney Avelar. Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. 2013. 126 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

BATISTA, Eni Abadia. Identidades de docentes brasileiros e suas representações discursivas em charges. 2014. 208 f. Tese. (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Célibat et condition paysanne. Études rurales, v. 5, n. 6, p. 32- 136, 1962.

BOURDIEU, Pierre. The Forms of capital. 1986. Disponível em: <https://www.marxists.org/reference/subject/philosophy/works/fr/bourdieu-formscapital.htm>. Acesso em: 29 set. 2016.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, RJ: Editora Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Language and symbolic power. Ed. by John B. Thompson. Trans. by Gino Raymond and Matthew Adamson. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. New-Liberal Speak: notes on the new planetary vulgate. Radical Philosophy, p.2-5, 2001.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. In: ROSENDO, A. P. Coleção: Recensões LUSOSOFIA, Portugal, Covilhã, 2009.

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power in Bourdieu: a Response to Hasan’s “The Disempowerment Game”. Linguistics and Education, p. 399–409, 1999ª.

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinbourg: Edinbourg University Press, 1999b.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. Londres: Longman, 1989.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

GRAMSCI, Antonio. A Gramsci Reader: Selected Writings 1916-1935. David Forgacs (Org.). London: Lawrence and Wishart, 1988.

KRAMSCH, Claire. Pierre Bourdieu: a Biographical Memoir. In: ALBRIGHT, J.; A. Luke. (Ed.). Pierre Bourdieu and literacy education. New York: Routledge, 2008.

LOPES, Elizabete Nepomuceno Raiol. A identidade sociossexual da mulher brasileira: seis décadas de discursos na mídia revista. 2015. 162 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística). Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

MORATO, Edwiges; BENTES, Anna Christina. Das intervenções de Bourdieu no campo da lingüística: reflexões sobre competência e língua legítima. Horizontes, v.20, p. 31-48, 2002.

MYLES, John. Bourdieu, Language and the Media. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

OLIVEIRA, Georgette Vanessa Janaina Chaves de. Mulheres negras no livro didático de língua portuguesa: uma história a ser contata. 2015. 128 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

TÍLIO, Rogério. Revisitando a análise crítica do discurso: um instrumental teóricometodológico. Rev. Curso de letras da UNIABEU. p.86-102, 2010.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

SOUZA, Marta Gresechen Paiter Luzia de. Violência simbólica e ideologia: diálogos entre Bourdieu e Fairclough. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 361–377, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p361. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28212. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos