Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p115Palabras clave:
Análise de conteúdo, Comunicação corporativa, Pesquisa empírica.Resumen
Objetivo deste artigo é apresentar a análise de conteúdo sob a metodologia desenvolvida por Bardin (2010) em duas partes, uma teórica e a outra empírica. Sendo que a primeira parte se estuda o método de pesquisa por viés teórico e a segunda parte estuda o uso do método de forma empírica na análise da comunicação corporativa de uma instituição financeira empregando todas as fases do método. O referencial teórico fundamental em termos base de conhecimento teórico para a metodologia foi a obra de Bardin (2010), em termos do desenvolvimento da parte empírica se utilizou Bedani (2008), com a tese de doutoramento que instruiu a análise do corpus quanto ao perfil corporativo, também o livro de Pagès (2008) quanto ao poder de influência das organizações e a análise da pesquisa no uso da pesquisa propriamente dita. A aplicação da metodologia análise de conteúdo resultou na identificação de cinco categorias extraídas do conjunto de dezenove mensagens emitidas entre 2011 e 2013 que formaram o corpus da comunicação corporativa estudada. Duas conclusões fundamentais são apresentadas, a primeira é que este método de pesquisa tem alta complexidade para ser implementado. A segunda conclusão fundamental diz respeito a grande confiabilidade dos seus resultados se o método for bem aplicado.Descargas
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