Análise dos gêneros discursivos e da enunciação aforizante no discurso de autoajuda para adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p43

Palabras clave:

Aforização, Autoajuda, Adolescentes, Cenografia, Ethos

Resumen

O objetivo deste artigo é caracterizar as ocorrências de gêneros discursivos e de enunciados aforizados no discurso de autoajuda para adolescente e seus efeitos de sentido na caracterização da cenografia e do ethos discursivo na obra selecionada para análise (IACOCCA; IACOCCA, 2008). O aparato teórico-metodológico inclui as reflexões de Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2010) sobre ethos, cenas de enunciação e enunciação aforizante e as de Brunelli (2011) sobre a enunciação aforizante no discurso de autoajuda. Considerou-se que a enunciação aforizante no discurso de autoajuda para adolescentes contribuiu para a atenuação do tom autoritário de enunciados de valor deôntico e para um tom mais informativo ao discurso. Tal constatação reforça a caracterização da cenografia instaurada pelo discurso, a de um almanaque juvenil, construída pelos diversos gêneros discursivos presentes na obra, em que o enunciador, embora apresente um status diferenciado de saber, não impõe ordens e orientações, mas apresenta fatos, informando seus enunciatários sem guiar-lhes diretamente em suas condutas, tal como ocorre nas revistas juvenis.

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Biografía del autor/a

Marília Molina Furlan, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Citas

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Publicado

2016-11-30

Cómo citar

MOLINA FURLAN, Marília. Análise dos gêneros discursivos e da enunciação aforizante no discurso de autoajuda para adolescentes. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 43–66, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17852. Acesso em: 24 nov. 2024.

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