Conteúdos culturais em material didático de língua espanhola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p283

Palabras clave:

Cultura, Competência Comunicativa Intercultural, Ensino de Línguas

Resumen

O objetivo dessa investigação foi de apresentar conteúdos referentes à cultura da língua espanhola presentes no livro Español Sin Fronteras 2. Para isso, selecionamos quatro conteúdos do livro em questão: a música ojalá que llueva café; um texto informativo intitulado como son los jóvenes españoles de hoy; leitura de um texto literário referente a um pequeno trecho da obra escenas de cine mudo; e, por último, um texto relativo a lugares exóticos da América do Sul. Para obtenção de fundamentos teóricos e práticos, a pesquisa apresentou contribuição de autores como, entre outros, Deardorff, Vera Hanna e Fantini. Os assuntos do referencial teórico discorreram sobre o ensino de línguas, cultura, interculturalismo, competência comunicativa e competência comunicativa intercultural. O que se pôde concluir dessa pesquisa é que o referido livro apresenta conhecimento linguístico aliado a conteúdo cultural da língua alvo. Acreditamos que a aproximação do aluno a conteúdos culturais da língua alvo encontrados no livro Español Sin Fronteras 2 pode contribuir com o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Schaefer, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, SC.

Mestre em Educação pela Univali.

Citas

BROWN, H. Douglas. Principles of language teaching. 4.ed. New Jersey, United States of America: Prentice Hall Regents, 2000.

BYRAM, Michael; GRIBOVA, Bella; STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension: Language teaching: a practical introduction for teachers. Council of Europe, Strasbourg, 2002.

BRANCO, Diana Manuel Sousa. A Competência Intercultural no Ensino: Propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Universidade Aberta: Mestrado em Português Língua Não Materna. Portugal, 2011.

CANALE, Michael. De la competencia comunicativa a la pedagogía comunicativa del lenguaje. In: CÀNAVES, M. L. (Coord.). Competencia Comunicativa, documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Peñalara: Edelsa, 1995.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Coleção: Perspectivas Actuais/Educação Porto, Portugal: Edições Asa, 2001.

DEARDORFF, Darla Kay. The SAGE Handbook of Intercultural competence.Thousands Oaks, CA: Sage, 2009. DORN, Gabriela; CAVALIERI-KOCH Alexandra. Intercultural Skills: a guide to working with other cultures. Cilt, The National Centre for Languages, 2005.

FANTINI, Alvino. A Central Concern: Developing Intercultural Competence. SIT Occasional Paper Series, issue n. 1, 2000.

FANTINI, Alvino. Exploring and assessing intercultural competence. Federation EIL, Brattleboro, 2006.

GENC, Bilal; BADA, Erdogan. Culture in language learning and teaching. The Reading Matrix. Çucorova, Turquia, v. 5, n. 1, p.73-84, abr., 2005.

HANNA, Vera Lucia Harabagi. O viés intercultural no ensino de línguas estrangeiras: aprendizes como etnógrafos modernos. In: BARROS, D. L. P.; HILGERT, J. G.; NEVES, M. H. M.; BATISTA, R. O. Língua e Linguística. 2013. No prelo.

LOBATO, Jesús Sánchez; GARCÍA, Concha Moreno; GARGALLO, Isabel Santos. Español Sin Fronteras 2: libro del alumno. Sociedad General Española de Librería, S.A. Madrid, 2007.

OLIVEIRA, Sara. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. In: OLIVEIRA, Sara (Org.). Trabalhos de Linguística Aplicada. Campinas, 2008.

REIS, Kelly Cristina; BROCK, Maria Paula Seibel. Inter-relação cultura e língua para professores de língua inglesa. Revista Perspectiva: URI, Erechim, v. 34, n. 128, p.73-88, dez. 2010.

SILVA, Victor Ernesto Silveira. A Interculturalidade nos livros didáticos em inglês. Tabuleiro de Letras: revista do programa de pós-graduação em estudos de linguagens. UNEB, Bahia, 2011.

WALESKO, Ângela Maria Hoffmann. A interculturalidade no ensino comunicativo de língua estrangeira: um estudo em sala de aula com leitura em inglês. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, UFPR, Curitiba, 2006.

Publicado

2014-11-01

Cómo citar

SCHAEFER, Rodrigo. Conteúdos culturais em material didático de língua espanhola. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 283–303, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p283. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17712. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.