O sujeito professor de língua portuguesa: a construção de uma imagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p190Palabras clave:
Professor, Sujeito, Discurso.Resumen
Esta pesquisa, situada no âmbito da Análise do Discurso conhecida como de linha francesa, possui como eixo do dispositivo teórico-analítico a noção de sujeito, a partir dos estudos de Michel Pêcheux. Todo discurso é produzido por um sujeito e, ao mesmo tempo, constrói sentidos que representam as posições sociais, históricas e ideológicas desse sujeito. Nesse sentido, o sujeito professor também é marcado por seus traços sociais, ideológicos e históricos, e seus discursos, materialmente manifestados em sala de aula, reuniões, conversas ou em entrevistas, revelam sua identidade. Diante dessa questão, o objetivo deste artigo é analisar a construção da imagem do sujeito professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de Maringá. O corpus da pesquisa é constituído por respostas a questionário fornecidas por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – terceiro e quarto ciclos – e do Ensino Médio, em diferentes escolas estaduais de Maringá. Por meio da análise dos discursos que emergiram dos questionários, foi possível construir a imagem do sujeito professor de Língua Portuguesa, bem como refletirmos sobre a manifestação desse sujeito no processo discursivo.Descargas
Citas
BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral . 4. ed. Campinas: Pontes, 1995.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 5. ed. Campinas: Unicamp, 1996.
COURTINE, Jean-Jacques. “Quelques problèmes thèoriques problèmes théoriques et méthodologiques en analyse du discours; à propos du discours communiste adressé aux chrétiens”. Langages, (62);9-127, juin 81. Paris, Larousse.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001, p. 39-56.
GRECO, Eliana Alves. A imagem do professor construída pela revista Veja. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO E ENCONTRO INTERNACIONAL DA IMAGEM EM DISCURSO, 2, 1, 2012, Maringá, PR. Anais.... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese do discurso. Criar Edições: Curitiba, 2005.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine.A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Toni (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.
ZAGURI, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.