Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p7Palabras clave:
Aprendizagem, Aluno, Gêneros textuais, Livro Didático Síntesis, Língua EspanholaResumen
Neste trabalho analisamos como osgêneros textuais são utilizados no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio e que implicações essaestrutura traz para o aluno. Para isso descrevemos a diversidade de gênerospresentes no referido livro e discutimos as implicações dessa organização. Usamoscomo referencial teórico a abordagem dos PCN (1998) e os estudos de AlmeidaFilho (2008), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), dentre outros. Constatamos queo Livro Didático analisado possui uma boa diversidade de gêneros, contendoambos os registros, formal e informal, sendo a maioria pertencente à modalidadeescrita da língua, mas com gêneros da oralidade e até da modalidade visual oumultimodal. Os textos apresentam-se em tamanho adequado e possuem linguagemsimples e acessível à faixa etária do aluno. Os temas presentes nos gênerosestão dentro de uma proposta comunicativa, trazem variedade e adequação e sãotextos recentes extraídos de suportes que estão inseridos no contexto social.Portanto, podemos dizer que o Livro Didático Síntesis é um manual relevante para aprendizagem do aluno poroferecer uma proposta por meio de textos com uma boa diversidade de gêneros,adequados aos alunos, de forma a possibilitar situações reais de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.Aluno. Gêneros textuais. Livro Didático Síntesis.Língua Espanhola.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra : prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: SP. Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.
FAE – MEC/UNESCO. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. Brasília – DF, 1994.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINEZ, Pierre. Didática de línguas estrangeiras. Tradução de Marco Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MARTIN, Ivan. Síntesis: curso de lengua española: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.
TOMLINSON, Brian; MASUHARA, Hitomi. A elaboração de materiais para curso de idiomas. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.