Estratégias para o ensino de espanhol como atividade na escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p97

Palabras clave:

Estratégias de ensino, Espanhol como língua estrangeira, Escolas públicas

Resumen

Escolas de educação básica do Brasil têm demonstrado não garantir uma relação de ensino - aprendizagem de língua estrangeira bem sucedida. Neste trabalho, apresentamos os resultados de pesquisa realizada no ano de 2006 na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no Brasil e seus posteriores desdobramentos em termos de práticas de sala de aula. O objetivo da investigação foi comprovar a tese de que o êxito da aprendizagem se deve às características e aos recursos da prática de ensino como Atividade em oposição à abordagem dessa língua como Disciplina. Emergem como resultados considerações e sugestões de estratégias de ensino como Atividade a serem usadas em escolas públicas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Sehnem, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí.

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí

Professor Doutor da Universidade do Vale do Itajaí

Citas

AMADEU-SABINO, Marilei. O dizer e o fazer de um professor de língua estrangeira em curso de licenciatura: foco na abordagem declarada comunicativa. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campina, Campinas, 1994.

AYALA, Berenice Férez de. Um estudo sobre a prática pedagógica do professor de língua espanhola. 2004, 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.

BLOOM, Benjamin S. Taxonomia dos objetivos educacionais; domínio cognitivo. Por Benjamin S. Bloom, Marx D. Engelhart, Edward J. Furtst e outros. Trad de Flávia Maria Sant Ana. Porto Alegre, Globo, 1979.

BOHN, Hilário Inácio. Avaliação de materiais. In: BOHN, Hilário Inácio. Tópicos de lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: UFSC, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Blogue mostra que aprender espanhol pode ser agradável. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18462: blogue-mostra-que-aprender-espanhol-pode-ser-agradavel&catid=222. Acessado em: 1 mar. 2013.

DEMO, Pedro. Educação Hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas S.A, 2009.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1989.

JOVANOVIC, Aleksandar. Língua materna vs. Língua estrangeira: uma relação fundamental (porém menosprezada) no ensino/aprendizagem de línguas. Revista da Faculdade de Educação, v. 18, n.2, p. 174-184, jul./dez. 1992.

KELLY, Louis G. 25 Centuries of Language Teaching. Massachusetss: Newbury House Publisher, 1969.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in Language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

LUNA, José Marcelo Freitas de. O Ensino de Inglês como Disciplina e como Atividade: algumas considerações. Alcance, v. 2 n.1, p.51-58, 1995.

MAGER, Robert, Frank. A formulação de objetivos de ensino. Traduzido da segunda edição norte-americana por Cosete Ramos com a colaboração de Débora Karam Galarza. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1980.

NASCIMENTO, Jeane Lohse Gama do. O nível de aprendizagem de língua inglesa ao final do Ensino Médio. 2004, 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.

RIVERS, Wilga Marie. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. Trad. Hermínia S. Marchi. São Paulo: Pioneira, 1975.

Publicado

2013-09-03

Cómo citar

SEHNEM, Paulo Roberto; FREITAS DE LUNA, José Marcelo. Estratégias para o ensino de espanhol como atividade na escola pública. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 97–115, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14535. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.