A interdisciplinaridade em sala de aula: processamentos cognitivos em atividades de interpretação textual

Autores

  • Emília Cristina Ribeiro dos Santos Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco.
  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-7335-2192

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p108

Palavras-chave:

processamento textual, leitura-escrita-interpretação, sala de aula, ação interdisciplinar

Resumo

O presente artigo traz uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFRPE/UAG) sobre leitura, escrita e interpretação de textos escritos numa perspectiva interdisciplinar, com análises dos processamentos cognitivos textuais construídos pelos alunos. Embasamo-nos em estudos sobre gêneros, leitura e processamento textual para destacar o desempenho linguístico de duas alunas do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em atividades de leitura-escrita-interpretação, produzidas durante a aplicação de um projeto de intervenção didático-pedagógico interdisciplinar (uma pesquisa-ação) envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Com atividades desenvolvidas individualmente para cada disciplina sempre a partir de um mesmo texto, observamos, nas análises, que, para construir as respostas solicitadas em cada questão interpretativa, as crianças, de uma forma ou de outra, vão mobilizando e ativando os processamentos cognitivos a partir de três grandes sistemas de conhecimentos – o linguístico, o enciclopédico e interacional (KOCH; ELIAS, 2014; KOCH, 2015, 2016). Os resultados demonstram quais estratégias cognitivas são mais ou menos ativadas pelas crianças na execução das atividades escolares, situação que permite ao professor traçar estratégias mais específicas para melhorar o processamento cognitivo, a depender de quais conhecimentos e/ou estratégias textuais necessitam ser ativados durante a leitura, interpretação e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Cristina Ribeiro dos Santos, Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco.

Mestre em Letras, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE)

Professor do Departamento de Letras da UFRPE/UAG; docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFRPE/UAG.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editora, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editora, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e interação social. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: ROJO, Roxane (org.). Explorando o ensino: língua portuguesa. Brasília, DF: PDE, 2010.

DIKSON, Dennys; ROCHA, Macicleide Barros da. A linguística de texto e o processamento textual de tirinhas do Enem. Linguagem, São Carlos, v. 24, n. 1, 2015. versão online. Disponível em:
http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/103/pdf_5. Acesso em: 30 jan. 2017.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de
Letras, 2004. p. 81-108.

FAZENDA, Ivani, Catarina Arantes. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

JAPIASSU, Hiton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, Ingedore G. Villaça; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2005. v. 3, p. 251-300.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e
compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TOKARNIA, Mariana. Quase 18% dos alunos dizem sofrer bullying no Brasil, aponta estudo. 2017. https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/04/19/quase-
18-dos-alunos-dizem-sofrer-bullying-no-brasil-diz-estudo.htm. Acesso em: 30 jan. 2017.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em:
http://w0ww.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 30 jan. 2017.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

SANTOS, Emília Cristina Ribeiro dos; DIKSON, Dennys. A interdisciplinaridade em sala de aula: processamentos cognitivos em atividades de interpretação textual. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 108–140, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/34550. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos