A fórmula “Otimizar” em circulação na mídia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p33

Palabras clave:

Fórmula, Otimizar, Circulação, Discurso

Resumen

Neste trabalho analisamos como fórmula o sintagma Otimizar, observando a passagem e adequação desse lexema por essas quatro características que compõem uma fórmula, a fim de comprovar seu estatuto formulaico. Não delimitamos um corpus específico nem nos atemos a um período comum em nossa análise, pois nosso interesse está em atestar o uso da fórmula em diferentes discursos, as recorrências, possibilitadas pela publicização midiática em geral que põe em circulação uma quantidade infinita de discursos e de gêneros no âmbito social. Otimizar que em princípio foi utilizada pela matemática e informática com sentido de “tornar ótimo”,  “tornar o melhor possível”, transcende esses campos e assume sentidos diferentes, como “gestionar”, “aproveitar” “maior”, “menor”, “mais rápido”, “mais espaçoso”, “mais eficiente”, “mais veloz”, “fácil”, “alternativo”, referentes emergentes no continuum enunciativo em que se inserem; o uso pragmático de que emergem evidencia diferentes referentes de acordo com o campo em que estão inseridas, o que atesta seu caráter polissêmico e polêmico. Otimizar atende às características de cristalização, inscrição discursiva, referente social e polemicidade e atestando que esse sintagma assumiu posição de fórmula discursiva nos diferentes gêneros explorados, representantes de diversos posicionamentos e campos discursivos emergentes em nossa sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andre William Alves Assis, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Letras pela UEM-Universidade Estadual de Maringá.

Sonia Aparecida Lopes Benites, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora na Universidade Estadual de Maringá.

Citas

BARONAS, Roberto Leiser; GIBIN, Fernando Curtti. Das condições de emergência da fórmula: reforma ortográfica na mídia. In: MOTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Fórmulas discursivas. São Paulo: Contexto, 2011, p.111–122.

BENITES, Sônia Aparecida Lopes. Plebiscitos em revista: a sátira da fórmula. In: BARONAS, Roberto Leiser; MIOTELLO, Valdemir (Orgs.). Análise de discurso: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, p.251-264.

KRIEG-PLANQUE, Alice. A noção de fórmula em análise do discurso: quadro teórico e metodológico. Trad. Luciana Salazar Salgado & Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Tradução Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva; Nélson P. da Costa e Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2008.

Publicado

2012-11-01

Cómo citar

ASSIS, Andre William Alves; BENITES, Sonia Aparecida Lopes. A fórmula “Otimizar” em circulação na mídia. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 33–47, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p33. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/11168. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.