A fórmula “Otimizar” em circulação na mídia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p33Palabras clave:
Fórmula, Otimizar, Circulação, DiscursoResumen
Neste trabalho analisamos como fórmula o sintagma Otimizar, observando a passagem e adequação desse lexema por essas quatro características que compõem uma fórmula, a fim de comprovar seu estatuto formulaico. Não delimitamos um corpus específico nem nos atemos a um período comum em nossa análise, pois nosso interesse está em atestar o uso da fórmula em diferentes discursos, as recorrências, possibilitadas pela publicização midiática em geral que põe em circulação uma quantidade infinita de discursos e de gêneros no âmbito social. Otimizar que em princípio foi utilizada pela matemática e informática com sentido de “tornar ótimo”, “tornar o melhor possível”, transcende esses campos e assume sentidos diferentes, como “gestionar”, “aproveitar” “maior”, “menor”, “mais rápido”, “mais espaçoso”, “mais eficiente”, “mais veloz”, “fácil”, “alternativo”, referentes emergentes no continuum enunciativo em que se inserem; o uso pragmático de que emergem evidencia diferentes referentes de acordo com o campo em que estão inseridas, o que atesta seu caráter polissêmico e polêmico. Otimizar atende às características de cristalização, inscrição discursiva, referente social e polemicidade e atestando que esse sintagma assumiu posição de fórmula discursiva nos diferentes gêneros explorados, representantes de diversos posicionamentos e campos discursivos emergentes em nossa sociedade.Descargas
Citas
BENITES, Sônia Aparecida Lopes. Plebiscitos em revista: a sátira da fórmula. In: BARONAS, Roberto Leiser; MIOTELLO, Valdemir (Orgs.). Análise de discurso: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, p.251-264.
KRIEG-PLANQUE, Alice. A noção de fórmula em análise do discurso: quadro teórico e metodológico. Trad. Luciana Salazar Salgado & Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2009.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Tradução Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva; Nélson P. da Costa e Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.