Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166Palavras-chave:
Abordagens de ensino, Livro didático, Classe de palavras invariáveisResumo
O presente artigo procura investigar as abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental e publicados entre 1999 e 2020. Para tal empreendimento, fundamentados em Halliday, McIntosh e Strevens (1974), analisamos tais abordagens, verificando como ocorrem os movimentos de conservação e mudança no desenvolvimento de tais abordagens. Partindo de uma pesquisa documental, investigamos oito coleções de livros didáticos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e aprovados no PNLD. A investigação comprovou que há nos livros didáticos um tratamento dado às classes de palavras invariáveis através de duas abordagens: uma descritiva e uma produtiva, sendo aquela a mais predominante. A análise das coleções através do recorte definido também confirmou a coexistência de abordagens descritivas e produtivas de ensino de língua no livro didático de língua portuguesa demonstrando que o material didático tenta equilibrar posturas conservadoras e inovadoras no que se refere ao ensino de gramática, o que configura uma lenta mudança na efetivação de um ensino de língua que valorize a ampliação de competências de uso efetivo da linguagem em diferentes contextos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Mota, Mônica de Souza Serafim
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.