Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166

Palabras clave:

Abordagens de ensino, Livro didático, Classe de palavras invariáveis

Resumen

O presente artigo procura investigar as abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental e publicados entre 1999 e 2020. Para tal empreendimento, fundamentados em Halliday, McIntosh e Strevens (1974), analisamos tais abordagens, verificando como ocorrem os movimentos de conservação e mudança no desenvolvimento de tais abordagens. Partindo de uma pesquisa documental, investigamos oito coleções de livros didáticos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e aprovados no PNLD. A investigação comprovou que há nos livros didáticos um tratamento dado às classes de palavras invariáveis através de duas abordagens: uma descritiva e uma produtiva, sendo aquela a mais predominante. A análise das coleções através do recorte definido também confirmou a coexistência de abordagens descritivas e produtivas de ensino de língua no livro didático de língua portuguesa demonstrando que o material didático tenta equilibrar posturas conservadoras e inovadoras no que se refere ao ensino de gramática, o que configura uma lenta mudança na efetivação de um ensino de língua que valorize a ampliação de competências de uso efetivo da linguagem em diferentes contextos sociais.

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Biografía del autor/a

Rafael Mota, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É servidor público da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde atua como formador de professores do Programa Mais Paic e do Programa Foco na Aprendizagem.

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. 

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

MOTA, R.; SERAFIM, M. de S. Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 141–166, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46687. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula