Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166Palabras clave:
Abordagens de ensino, Livro didático, Classe de palavras invariáveisResumen
O presente artigo procura investigar as abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental e publicados entre 1999 e 2020. Para tal empreendimento, fundamentados em Halliday, McIntosh e Strevens (1974), analisamos tais abordagens, verificando como ocorrem os movimentos de conservação e mudança no desenvolvimento de tais abordagens. Partindo de uma pesquisa documental, investigamos oito coleções de livros didáticos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e aprovados no PNLD. A investigação comprovou que há nos livros didáticos um tratamento dado às classes de palavras invariáveis através de duas abordagens: uma descritiva e uma produtiva, sendo aquela a mais predominante. A análise das coleções através do recorte definido também confirmou a coexistência de abordagens descritivas e produtivas de ensino de língua no livro didático de língua portuguesa demonstrando que o material didático tenta equilibrar posturas conservadoras e inovadoras no que se refere ao ensino de gramática, o que configura uma lenta mudança na efetivação de um ensino de língua que valorize a ampliação de competências de uso efetivo da linguagem em diferentes contextos sociais.
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Derechos de autor 2023 Rafael Mota, Mônica de Souza Serafim
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