O Sistema de atitude em textos criados pelo ChatGPT – uma análise de textos em português como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p193-214

Palavras-chave:

Escrita, Chat-GPT, Subsistema Atitude

Resumo

Este artigo analisou como os recursos do sistema de Avaliatividade, mais precisamente do subsistema de Atitude, são mobilizados pelo ChatGPT para a construção de textos em Português Língua Adicional no nível de proficiência B2. Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa em um conjunto de textos produzidos por estudantes de uma universidade britânica na plataforma da inteligência artificial generativa ChatGPT. Os seguintes procedimentos analíticos foram empregados: i) seleção de textos, seguindo a ordem gerada pelo ChatGPT; ii) divisão e organização dos textos quanto aos aspectos solicitados na tarefa; iii) análise semântico-discursiva da tarefa; iv) análise semântico-discursiva dos recursos léxico-gramaticais do aspecto: oportunidades e desafios das novas tecnologias. Como resultado, foi possível identificar que todas as subcategorias do subsistema de Atitude são mobilizadas, em conjunto, para a avaliação das “novas tecnologias”, ainda que Julgamento e Apreciação prevaleçam em relação a Afeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sulany Silveira dos Santos , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). Possui Doutorado em Letras UFRGS, Mestrado em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada pela PUC-RS; Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês pela PUC-RS; Graduação em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela PUC-RS. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Pluralidade, identidade e ensino; SAL-Sistemas, Ambientes e Linguagens; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional - GPESF. Atuou como professora da Graduação e Pós-graduação na UNIJUI na área de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atuou como formadora de professores e como professora de Inglês-língua estrangeira na Coreia do Sul (2007-2012), desenvolvendo programas de ensino e aprendizagem para língua estrangeira. Atua principalmente nos seguintes temas: Multiletramentos; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem da escrita, formação de professores de língua inglesa, metodologias de ensino de língua inglesa (Storyline). Coordena o Centro de Escrita Acadêmica da UEPG. Atualmente é Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG.

Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA (2011), especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (2014) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Gravataí (RS), membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) ? vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS - e da rede Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) - filiada à Linha de Pesquisa "Linguagem no Contexto Social" da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escrita e reescrita escolar, LSF e escrita acadêmica.

Caroline Bordim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras pela mestra instituição (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos da Linguagem (PPGL/UFRGS), linha de pesquisa Análises textuais, discursivas e enunciativas.
Tem interesse em estudos referentes à Linguistica Sistêmico-Funcional, à Prática de Análise Linguística e à formação de professores.

Referências

CABRAL, S., R. S.; FUZER, C. Linguística Sistêmico-Funcional. In. NASCIMENTO, L; SOUZA, T.C. Gramática(s) e discurso(s): ensaios críticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/772/2020/03/Gram%C3%A1ticas-e-Discursos.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

CECCHIN, A. S.; GERHARDT, C. C.; KHUN, M. I. B. Sistema discursivo de avaliatividade. In: FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. (org.). Introdução aos sistemas discursivos em linguística sistêmico-funcional. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2023. p. 101-136.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. London: Pinter Publishers, 2004.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. (org). Introdução aos sistemas discursivos em linguística sistêmico-funcional. Santa Maria: UFSM, CAL, PPGL, 2023.

GOUVEIA, C. A. M. Texto e gramática: uma introdução à linguística sistêmico-funcional. Matraga, Rio de Janeiro, v. 16, n. 24, p. 13-47, jun. 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/27795. Acesso em: 3 out. 2011.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Hodder Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. Halliday’s introduction to functional grammar. Revised by Christian M.I.M. Matthiessen. 4th ed. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in english. London: Longman, 1976.

HASAN, R. The place of context in a systemic functional model. In: WEBSTER, J.; HALLIDAY, M. A. K. (ed.). Continuum companion to systemic functional linguistics. London: Continuum, 2009. p. 166-189.

MARTIN, J. R. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins, 1992. DOI: https://doi.org/10.1075/z.59

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in english. London: Palgrave Macmillan, 2005. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230511910

MARTIN, J.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2007.

SCHMITT, R. M. Base nacional comum curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22805/DIS_PPGLETRAS_2021_SCHM ITT_ROSANA.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 out. 2023.

SILVA, A. M. da; ROTTAVA, L. Densidade lexical em textos gerados pelo chatGPT: implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 17, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47836 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47836

SILVA, L. B. M. G. A escrita e a reescrita de textos em contexto acadêmico: um olhar para os recursos de negociação e de avaliatividade. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/205542. Acesso em: 10 jan. 2024.

VIAN JR., O. O sistema de avaliatividade e os recursos para gradação em língua portuguesa: questões terminológicas e de instanciação. Revista DELTA, v. 25, n. 1. p. 99-129, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100004

VIAN JR., O. Sistema discursivo de avaliatividade. In: FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução aos sistemas discursivos em linguística sistêmico-funcional. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2023. p. 101-136.

VIAN JR., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

VOLK, R. Professores em formação inicial e a prática de análise linguística no contexto escolar: uma análise crítica de discursos. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22808/DIS_PPGLETRAS_2021_VOLK_ROMARIO.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 out. 2023.

WHITE, P. Valoração: a linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, p. 178-205, 2004. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/295/314. Acesso em: 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

SILVEIRA DOS SANTOS , Sulany; BARBOSA MARTINS GODOY DA SILVA, Lisiane; BORDIM, Caroline. O Sistema de atitude em textos criados pelo ChatGPT – uma análise de textos em português como língua adicional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 193–214, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p193-214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50215. Acesso em: 21 nov. 2024.