A leitura é decifração, operação abstrata, negociação de sentido? Concepções do ato humano de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p229-249

Palavras-chave:

Leitura, Produção de sentido, Práticas pedagógicas

Resumo

A compreensão quanto às concepções de leitura e de escrita ainda é pouco difusa quando se fala do “quê” e do “como” ensinar no coração da escola. Apresento, neste artigo, reflexões sobre o ato de ler, de escrever, da decifração de signos e do sistema de produção de sentidos como atividade dialógica à luz da filosofia da linguagem. O meu objetivo tenta clarificar esses conceitos e ampliar a massa aperceptiva do educador quanto às práticas pedagógicas envolvendo esses saberes de forma a amenizar o analfabetismo em suas várias formas. Abordo a ideia de que a leitura não passa pela decifração de signos tão somente. Ela também não é mera operação abstrata, mas é elemento abarcador da negociação de sentidos, isto é, trocas de perguntas do leitor ao texto, que possibilita a distinção entre fluência leitora e leitura como fusão de todos os meios dados a ler e a contribuir com o projeto pessoal do ato humano a ser ensinado às crianças. Para tanto, conto com as contribuições dos estudos de Andruetto (2017), Arena (2003-2021), Bakhtin (2003), Catach (1996), Cavallo e Chartier (1998), Foucambert (2008), Jakubinskij (2015), Volochinov (2019), entre outros, para a formação de educadores.

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Biografia do Autor

Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília - SP. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE-UFG (2015).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília - SP

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). 

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

TORTORELLI, Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A leitura é decifração, operação abstrata, negociação de sentido? Concepções do ato humano de ler. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 229–249, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p229-249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48111. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos