As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82

Palavras-chave:

Trabalho docente, Vozes enunciativas, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumo

O objetivo é analisar como a atividade docente é revelada em relatórios de estágio produzidos por professores iniciantes no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (EaD). A fundamentação está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999a, 1999b, 2006, 2009), construto teórico-metodológico que define a linguagem como central para o desenvolvimento humano, e na Ergonomia (AMIGUES, 2004), ciência que estuda o ensino na perspectiva da análise do trabalho. O corpus é composto por três relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II, ofertada pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, situada na Paraíba. O presente trabalho configura-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, fizemos o mapeamento dos elementos que representam o trabalho docente, a identificação e a análise das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999b), e o que refletem sobre o trabalho prescrito, o trabalho realizado e o trabalho real (CLOT, 1999). Os resultados mostraram que o trabalho dos professores iniciantes é retratado, nos relatórios analisados, por meio da voz do narrador ou expositor, a voz dos personagens, as vozes sociais e a vozes dos autores dos textos, as quais revelam características da atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Cícero Farias de Lima, Faculdade Integrada Instituto Souza/Estudante

Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre Setembro de 2021 e Agosto de 2022, onde desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes no estágio supervisionado do curso de Letras-Inglês, modalidade de ensino a distância. Atualmente, é aluno de pós-graduação, na especialização lato sensu em Ensino de Língua inglesa, da Faculdade FaSouza.

Sandra Maria Araújo Dias, Universidade Federal da Paraíba/Professora

Sandra Maria Araujo Dias é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora da UFPB - Campus IV (Litoral Norte), lotada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculada ao Departamento de Letras (DL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: letramentos, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Referências

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, xxvii, p. 37 – 53.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999a.

BRONCKART, J. P. Os mecanismos enunciativos. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999b. p. 319-336.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

CLOT, Y. La fonction psychologique du travail. Paris: P.U.F. 1999.

FARIAS, L. F. P. O estágio supervisionado no curso de Letras: uma trama enredada pelas práticas de letramento e pelas representações do trabalho docente. 2017. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABERMAS, J. Théorie de l’agir communicationnel, t. 1 et 2. Paris: Fayard, 1987.

MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M. MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 77-97.

MACHADO, A. R; BRONCKART, J. P. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.

MAZZILLO, T. M. F. M. O trabalho do professor de língua estrangeira representado e avaliado em diários de aprendizagem. 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

MEDRADO, B. P. A constituição dos relatos de experiência como um gênero na formação de professores. Leitura, v. 01, p. 112-127, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7261/5032. Acesso em: 02 de jun. 2023.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.); DESLANDES, S. F; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 09-29

RODRIGUES, M. A. N. As (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SILVA, F. P. O agir docente em contexto de EJA: saberes, gestos e práticas do professor-alfabetizador. 2015. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.

SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, xxvii, p. 84-104.

VALEZI, S. C. L.; ABREU-TARDELLI, L. S.; NASCIMENTO, E. L. O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 241-272, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15156. Acesso em: 02 de jun. 2023.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

LIMA, Denilson Cícero Farias de; DIAS, Sandra Maria Araújo. As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 63–82, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47839. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos