As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82Palavras-chave:
Trabalho docente, Vozes enunciativas, Interacionismo SociodiscursivoResumo
O objetivo é analisar como a atividade docente é revelada em relatórios de estágio produzidos por professores iniciantes no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (EaD). A fundamentação está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999a, 1999b, 2006, 2009), construto teórico-metodológico que define a linguagem como central para o desenvolvimento humano, e na Ergonomia (AMIGUES, 2004), ciência que estuda o ensino na perspectiva da análise do trabalho. O corpus é composto por três relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II, ofertada pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, situada na Paraíba. O presente trabalho configura-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, fizemos o mapeamento dos elementos que representam o trabalho docente, a identificação e a análise das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999b), e o que refletem sobre o trabalho prescrito, o trabalho realizado e o trabalho real (CLOT, 1999). Os resultados mostraram que o trabalho dos professores iniciantes é retratado, nos relatórios analisados, por meio da voz do narrador ou expositor, a voz dos personagens, as vozes sociais e a vozes dos autores dos textos, as quais revelam características da atividade docente.
Referências
AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, xxvii, p. 37 – 53.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999a.
BRONCKART, J. P. Os mecanismos enunciativos. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999b. p. 319-336.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
CLOT, Y. La fonction psychologique du travail. Paris: P.U.F. 1999.
FARIAS, L. F. P. O estágio supervisionado no curso de Letras: uma trama enredada pelas práticas de letramento e pelas representações do trabalho docente. 2017. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HABERMAS, J. Théorie de l’agir communicationnel, t. 1 et 2. Paris: Fayard, 1987.
MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M. MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 77-97.
MACHADO, A. R; BRONCKART, J. P. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.
MAZZILLO, T. M. F. M. O trabalho do professor de língua estrangeira representado e avaliado em diários de aprendizagem. 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MEDRADO, B. P. A constituição dos relatos de experiência como um gênero na formação de professores. Leitura, v. 01, p. 112-127, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7261/5032. Acesso em: 02 de jun. 2023.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.); DESLANDES, S. F; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 09-29
RODRIGUES, M. A. N. As (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SILVA, F. P. O agir docente em contexto de EJA: saberes, gestos e práticas do professor-alfabetizador. 2015. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, xxvii, p. 84-104.
VALEZI, S. C. L.; ABREU-TARDELLI, L. S.; NASCIMENTO, E. L. O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 241-272, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15156. Acesso em: 02 de jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denilson Cícero Farias de Lima, Sandra Maria Araújo Dias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Entretextos o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.