As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82

Palavras-chave:

Trabalho docente, Vozes enunciativas, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumo

O objetivo é analisar como a atividade docente é revelada em relatórios de estágio produzidos por professores iniciantes no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (EaD). A fundamentação está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999a, 1999b, 2006, 2009), construto teórico-metodológico que define a linguagem como central para o desenvolvimento humano, e na Ergonomia (AMIGUES, 2004), ciência que estuda o ensino na perspectiva da análise do trabalho. O corpus é composto por três relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II, ofertada pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, situada na Paraíba. O presente trabalho configura-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, fizemos o mapeamento dos elementos que representam o trabalho docente, a identificação e a análise das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999b), e o que refletem sobre o trabalho prescrito, o trabalho realizado e o trabalho real (CLOT, 1999). Os resultados mostraram que o trabalho dos professores iniciantes é retratado, nos relatórios analisados, por meio da voz do narrador ou expositor, a voz dos personagens, as vozes sociais e a vozes dos autores dos textos, as quais revelam características da atividade docente.

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Biografia do Autor

Denilson Cícero Farias de Lima, Faculdade Integrada Instituto Souza/Estudante

Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre Setembro de 2021 e Agosto de 2022, onde desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes no estágio supervisionado do curso de Letras-Inglês, modalidade de ensino a distância. Atualmente, é aluno de pós-graduação, na especialização lato sensu em Ensino de Língua inglesa, da Faculdade FaSouza.

Sandra Maria Araújo Dias, Universidade Federal da Paraíba/Professora

Sandra Maria Araujo Dias é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora da UFPB - Campus IV (Litoral Norte), lotada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculada ao Departamento de Letras (DL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: letramentos, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

LIMA, D. C. F. de; DIAS, S. M. A. As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 63–82, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47839. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos