As vozes enunciativas em relatórios de estágio supervisionado: o trabalho docente revelado por meio da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p63-82Palavras-chave:
Trabalho docente, Vozes enunciativas, Interacionismo SociodiscursivoResumo
O objetivo é analisar como a atividade docente é revelada em relatórios de estágio produzidos por professores iniciantes no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (EaD). A fundamentação está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999a, 1999b, 2006, 2009), construto teórico-metodológico que define a linguagem como central para o desenvolvimento humano, e na Ergonomia (AMIGUES, 2004), ciência que estuda o ensino na perspectiva da análise do trabalho. O corpus é composto por três relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II, ofertada pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, situada na Paraíba. O presente trabalho configura-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, fizemos o mapeamento dos elementos que representam o trabalho docente, a identificação e a análise das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999b), e o que refletem sobre o trabalho prescrito, o trabalho realizado e o trabalho real (CLOT, 1999). Os resultados mostraram que o trabalho dos professores iniciantes é retratado, nos relatórios analisados, por meio da voz do narrador ou expositor, a voz dos personagens, as vozes sociais e a vozes dos autores dos textos, as quais revelam características da atividade docente.
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