Variação Linguística no Livro Didático do 1º ano do Novo Ensino Médio: na perspectiva da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147

Palavras-chave:

Variações Linguísticas, Livro didático, Novo Ensino Médio

Resumo

Apresentamos neste estudo um olhar acerca do ensino de Língua Portuguesa (LP) sob a luz dos pressupostos da Sociolinguística. Para tanto, a nossa pesquisa envolve uma análise sobre os conteúdos propostos no livro didático do 1º ano do Novo Ensino Médio, de modo a suscitar reflexões em torno da consonância destes com as orientações enfatizadas em documentos de regulação curricular, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha pelo material do primeiro ciclo dessa etapa da educação básica tem como justificativa o início da vigência do Novo Ensino Médio no corrente ano (2022), com a intenção de analisar se houve uma ampliação da abordagem sobre os tópicos de variação linguística apresentados nas duas coleções selecionadas. Desse modo, o aporte teórico desse conta com vozes de estudiosos como: Labov (2008), Mollica (2004), Bagno (2013), entre outros. Em termos metodológicos, o trabalho compreende uma abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados apontam seções do livro didático com conteúdos teóricos, ainda, limitados, assim como o escasso desenvolvimento das questões postas enquanto atividades.

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Biografia do Autor

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa , UFPI

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), doutorado em Linguística peIa Universidade Estadual de Campinas (1989) e Pós-doutorado na UnB (2012). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível IV, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. Foi presidente do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), no periodo de 1990 a 92. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), desde 1980 e do GELNE desde 1977. Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramentos, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional

Jacqueline Wanderley Marques Dantas, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras, área de Concentração : Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí . Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2015); Especialização em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2006); Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (2000); Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004); Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2013) e Licenciatura em Educação Especial pela UNINTER (2021). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções e Ensino de Leitura, Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa e Ensino de Língua Espanhola.

Margareth Valdivino da Luz Carvalho, UFPI

É Mestra em Letras - Língua e Linguagem pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Possuo Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Professora Efetiva de Português do Ensino Básico da Secretaria Estadual de Educação do Piauí; Tutora Presencial do Curso de Letras - Português da Universidade Aberta do Brasil - Pólo de Picos

Roberta Shirleyjany de Araújo, IFPI

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008) e Mestrado em Letras - Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (2011). Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Língua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Possui experiência em Educação à distância, tendo atuado na EAD - UFPI, NEAD - UESPI e E-TEC - IFPI. Trabalhou como professora do quadro provisório da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura de textos multissemióticos; MEMES da Internet; Polissemia na rede social Twitter; Linguagem virtual.

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

COSTA , C. de S. S. M. da; DANTAS, J. W. M.; CARVALHO, M. V. da L.; ARAÚJO, R. S. de. Variação Linguística no Livro Didático do 1º ano do Novo Ensino Médio: na perspectiva da BNCC. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 125–147, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47783. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos