Variação Linguística no Livro Didático do 1º ano do Novo Ensino Médio: na perspectiva da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147Palavras-chave:
Variações Linguísticas, Livro didático, Novo Ensino MédioResumo
Apresentamos neste estudo um olhar acerca do ensino de Língua Portuguesa (LP) sob a luz dos pressupostos da Sociolinguística. Para tanto, a nossa pesquisa envolve uma análise sobre os conteúdos propostos no livro didático do 1º ano do Novo Ensino Médio, de modo a suscitar reflexões em torno da consonância destes com as orientações enfatizadas em documentos de regulação curricular, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha pelo material do primeiro ciclo dessa etapa da educação básica tem como justificativa o início da vigência do Novo Ensino Médio no corrente ano (2022), com a intenção de analisar se houve uma ampliação da abordagem sobre os tópicos de variação linguística apresentados nas duas coleções selecionadas. Desse modo, o aporte teórico desse conta com vozes de estudiosos como: Labov (2008), Mollica (2004), Bagno (2013), entre outros. Em termos metodológicos, o trabalho compreende uma abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados apontam seções do livro didático com conteúdos teóricos, ainda, limitados, assim como o escasso desenvolvimento das questões postas enquanto atividades.
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