Ensino Remoto Emergencial: fatores de êxito e práticas de linguagem no ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp54-75

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Fator de êxito, Práticas de linguagem

Resumo

As discussões sobre o impacto da pandemia no cenário educacional têm se tornado uma pauta cada vez mais presente nos debates entre profissionais da educação e a população em geral. Nessas discussões, questiona-se se houve êxito no aprendizado dos educandos diante da realidade do ensino remoto emergencial (ERE). Considerando as práticas de linguagem e a vigência do ERE como uma experiência curricular proporcionadora de inteligibilidades (MOITA LOPES, 2006), este artigo objetiva analisar fatores de êxito na aprendizagem, com base nas indicações de professores do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. A partir de pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativista, exploratória e indutiva, analisaram-se cinco relatos de experiências de ensino-aprendizagem no ensino fundamental – anos finais. A investigação apoiou-se em subsídios teóricos identificados com a Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006); a Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1987); a noção de ensinagem (CORREIA, COSTA, AKERMAN, 2017); e os fatores de êxito no percurso escolar (GATTI, 2018), dentre outros. Os resultados identificam o engajamento, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades como fatores de êxito presentes em diferentes experiências de ensino analisadas quanto às práticas de linguagem relacionadas à leitura, escrita, análise linguística e oralidade.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Alisson dos Santos França , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFCG, licenciando em Letras - Português. 

Breno Silva Andrade, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Colaborador projeto de iniciação Científica do CNPq/UFCG, licenciando em Letras - Português. 

 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:educação é a base (4.ª versão). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico.Acesso em: 23 jun. 2019.

CARVALHO, A. M. C. de. Alcançando o sucesso escolar: fatores que auxiliam nesta conquista. Revista Vertentes, v. 35, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/. Acesso em 12 de mar de 2020

COELHO, G.; AMANTES, A. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade.Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias. v. 13, 2014. Disponível em http://reec.uvigo.es/ Acesso em 12 de mar de 2020

CORREIA, R. L.; COSTA, S. L. da; AKERMAN, M. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local. v. 18, n. 3, jul./set. 2017. Disponível em https://interacoes.ucdb.br/interacoes Acesso em 05 de abril de 2022. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1526

DAMASCENO, M. A.; NEGREIROS, F. Professores, Fracasso e Sucesso Escolar: Um Estudo no Contexto Educacional Brasileiro. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 73-89, jun. 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo. Acesso em 05 de abril de 2022 DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2572

DIAS-TRINDADE, S. et al. Ensino Remoto Emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista tempos e espaços em educação. v. 13. 2020. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/revtee. Acesso em 05 de abril de 2022 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

FAGUNDES, D. et al. Tecnologias digitais no ensino de geometria plana: um relato de experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Revista Educacional Interdisciplinar. v. 10, n. 2. 2021. Disponível emhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/index Acesso em 20 de mar de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17° Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GABASSA, V. Atuações educativas de êxito em Goiás: práticas curriculares inovadoras para a contemporaneidade. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 1957-1979, out. 2020. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculumAcesso em 20 de agos de 2022 DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1957-1979

GATTI. B. A. Por uma política de formação de professores. Revista Pesquisa Fasep: entrevista a Bruno de Pierro. 2018. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/ Acesso em 20 de agos de 2022

HODGES, C. et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado online. Educause Review. mar. 2020. Disponível em https://er.educause.edu/ Acesso em 20 de agos de 2022

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A.;. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. Parábola Editorial, São Paulo, 2006.

NICOLINI, P. P. F.; MARTINS, A. de O. Escrita do eu em tempos de caos: uma experiência de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental II. Philologus. Rio de Janeiro, v. 28 n. 82. 2022. Disponível em https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph Acesso em 25 de abril de 2022.

OLIVEIRA, R. M. de; CORRÊA, Y. Ensino de língua portuguesa com mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia. São Paulo, n.36, p. 252-268, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336

Disponível em https://periodicos.uninove.br/dialogia/. Acesso em 25 de março de 2022.

SASSI, S. et al. Computação (Des)plugada: um relato de experiência sobre o ensino remoto de Números Binários em tempos de distanciamento social. In: Workshop sobre Educação em Computação, 29., 2021, Porto Alegre, 2021. Anais [...]. Porto Alegre: 2021 Disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei Acesso em 25 de março de 2022 DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15893

TOMAZINHO, P. Ensino remoto emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Revista Educação a Distância. vol. 7, n. 1, 2020. Disponível https://www.aunirede.org.br/ Acesso em 25 de março de 2022

VASCONCELOS, B. et al. Ensino de língua portuguesa na pandemia do Covid-19: uma experiência com estudantes do 9º ano do ensino básico. Cairu em Revista, 2021. Disponível em https://www.cairu.br/revista/editorial.html Acesso em 25 de março de 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

ARAÚJO, Denise Lino de; FRANÇA , Alisson dos Santos; ANDRADE, Breno Silva. Ensino Remoto Emergencial: fatores de êxito e práticas de linguagem no ensino fundamental anos finais . Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 54–75, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp54-75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47079. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula