A perspectiva dialógica no ensino de línguas: uma autorreflexão sobre o inglês como língua do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31

Palavras-chave:

Teoria dialógica, Ensino e aprendizagem de línguas, Articulação teoria-prática

Resumo

Este trabalho objetiva discutir contribuições da teoria dialógica da linguagem à compreensão de questões teóricas e práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Para tanto, alguns dos principais conceitos de Volóchinov (2017) e de Bakhtin (1997, 1998, 2010, 2011, 2013, 2016) são examinados: diálogo, língua/linguagem, enunciado, compreensão responsiva ativa, gênero e estilo. Além disso, tomamos uma experiência prática de ensino de língua inglesa, no contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, a fim de discutir como essas questões são levadas para a sala de aula, perpassando o processo de construção de sentidos para enunciados na língua inglesa. A partir dessa revisitação dos principais conceitos da teoria dialógica, verificamos que a articulação teoria-prática, contemplada amplamente pela teoria citada e defendida pela Linguística Aplicada, é viável para o ensino de línguas e pode ser considerada na formação em geral, tanto de alunos como de professores. Mesmo em se tratando de uma língua do outro/estrangeira,  o inglês, evidencia-se como a possibilidade de contribuir para a formação de uma compreensão e uma produção ativa para o aluno desde os níveis iniciais e em contextos de instituições públicas de ensino.

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Biografia do Autor

Andre Cordeiro dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici

Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Murici. Doutor em Linguística, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL) desde 2016; segundo líder do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE); e membro do GT Ensino e Aprendizagem de Línguas na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da ANPOLL. Os interesses atuais de pesquisa se voltam ao ensino e à aprendizagem de línguas e aos estudos de práticas sociais de linguagem a partir da aliança entre Teoria Dialógica de Linguagem e Linguística Aplicada.

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP (1992) e estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua outra estrangeira e produção escrita. Dedica-se, ainda, à pesquisa sobre o discurso da mídia digital, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas, mantendo sua atuação no campo da Teoria Dialógica e da Linguística Aplicada. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É uma das líderes do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas" (GEDEALL), com sede na UFAL; é pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SANTOS, Andre Cordeiro dos; ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. A perspectiva dialógica no ensino de línguas: uma autorreflexão sobre o inglês como língua do outro. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 09–31, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46744. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula