A perspectiva dialógica no ensino de línguas: uma autorreflexão sobre o inglês como língua do outro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31Palavras-chave:
Teoria dialógica, Ensino e aprendizagem de línguas, Articulação teoria-práticaResumo
Este trabalho objetiva discutir contribuições da teoria dialógica da linguagem à compreensão de questões teóricas e práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Para tanto, alguns dos principais conceitos de Volóchinov (2017) e de Bakhtin (1997, 1998, 2010, 2011, 2013, 2016) são examinados: diálogo, língua/linguagem, enunciado, compreensão responsiva ativa, gênero e estilo. Além disso, tomamos uma experiência prática de ensino de língua inglesa, no contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, a fim de discutir como essas questões são levadas para a sala de aula, perpassando o processo de construção de sentidos para enunciados na língua inglesa. A partir dessa revisitação dos principais conceitos da teoria dialógica, verificamos que a articulação teoria-prática, contemplada amplamente pela teoria citada e defendida pela Linguística Aplicada, é viável para o ensino de línguas e pode ser considerada na formação em geral, tanto de alunos como de professores. Mesmo em se tratando de uma língua do outro/estrangeira, o inglês, evidencia-se como a possibilidade de contribuir para a formação de uma compreensão e uma produção ativa para o aluno desde os níveis iniciais e em contextos de instituições públicas de ensino.
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