La perspectiva dialógica en la enseñanza de lenguas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31

Palabras clave:

Teoria dialógica, Ensino e aprendizagem de línguas, Articulação teoria-prática

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo discutir las contribuciones de la teoría dialógica del lenguaje a la comprensión de las cuestiones teóricas y prácticas de la enseñanza y el aprendizaje de idiomas. Para ello, se examinan algunos de los principales conceptos de Voloshinov (2017) y Bajtín (1997, 1998, 2010, 2011, 2013, 2016): diálogo, lengua/lenguaje, enunciado, comprensión activa responsiva, género y estilo. Además, tomamos una experiencia práctica de enseñanza del inglés, en el contexto de la Educación Básica, Técnica y Tecnológica, con el fin de discutir cómo estos temas son llevados al aula, pasando por el proceso de construcción de significados para los enunciados en lengua inglesa. A partir de esta revisión de los principales conceptos de la teoría dialógica, comprobamos que la articulación teoría-práctica, ampliamente contemplada por la citada teoría y defendida por la Lingüística Aplicada, es viable para la enseñanza de lenguas y puede ser considerada en la formación en general, tanto de alumnos como de alumnos de profesores. Incluso tratándose de una lengua extranjera/otra. El inglés se evidencia como la posibilidad de contribuir a la formación de una comprensión y una producción activa para el estudiante desde los niveles iniciales y en contextos de instituciones educativas públicas.

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Biografía del autor/a

Andre Cordeiro dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici

Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Murici. Doutor em Linguística, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL) desde 2016; segundo líder do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE); e membro do GT Ensino e Aprendizagem de Línguas na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da ANPOLL. Os interesses atuais de pesquisa se voltam ao ensino e à aprendizagem de línguas e aos estudos de práticas sociais de linguagem a partir da aliança entre Teoria Dialógica de Linguagem e Linguística Aplicada.

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP (1992) e estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua outra estrangeira e produção escrita. Dedica-se, ainda, à pesquisa sobre o discurso da mídia digital, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas, mantendo sua atuação no campo da Teoria Dialógica e da Linguística Aplicada. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É uma das líderes do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas" (GEDEALL), com sede na UFAL; é pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

SANTOS, Andre Cordeiro dos; ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. La perspectiva dialógica en la enseñanza de lenguas. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 09–31, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46744. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula

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