The dialogical perspective in language teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31

Keywords:

: Dialogic theory; Teaching and learning of language; Theory-practice articulation.

Abstract

This paper aims to discuss contributions of dialogical theory of language to the understanding of theoretical and practical issues of teaching and learning of languages. Therefore, some of the main concepts of Volchinov (2017) and Bakhtin (1997, 1998, 2010, 2011, 2013, 2016) are examined: dialogue, language, utterance, active responsive understanding, genre, and style. Allied to that, we took a practical experience of teaching English in the context of basic, technical and technological education in order to highlight how these questions are brought to the classroom, passing through the process of construction of sense for utterance in the English language. From that we verified that the theory-practice articulation, broadly contemplated by the quoted theory and defended by Applied Linguistics, is viable to be considered in the general formation, both of students and of teachers. Even in the case of an Other/foreign language, English is evident as a possibility of contributing to the formation of an understanding and an active production for the student from the initial levels and in contexts of public educational institutions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andre Cordeiro dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici

Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Murici. Doutor em Linguística, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL) desde 2016; segundo líder do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE); e membro do GT Ensino e Aprendizagem de Línguas na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da ANPOLL. Os interesses atuais de pesquisa se voltam ao ensino e à aprendizagem de línguas e aos estudos de práticas sociais de linguagem a partir da aliança entre Teoria Dialógica de Linguagem e Linguística Aplicada.

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP (1992) e estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua outra estrangeira e produção escrita. Dedica-se, ainda, à pesquisa sobre o discurso da mídia digital, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas, mantendo sua atuação no campo da Teoria Dialógica e da Linguística Aplicada. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É uma das líderes do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas" (GEDEALL), com sede na UFAL; é pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3.

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

AUTHIER-REVUZ, J. Nos riscos da alusão. Investigações: lingüística e teoria literária, Recife, v. 20, n. 2, p. 9-46, 2007. Disponível: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1468. Acesso em: 5 jun. 2022.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino de línguas. São Paulo: Editora 34, 2013.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: UNESP, 1998.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

SANTOS, A. Linguagem e construção de sentido: o dialogismo como característica base da interação verbal. Odisseia, Natal, n. 15, p.18-30, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/download/9585/7227/. Acesso em: 10 jun. 2022.

SANTOS, A. Processos de apropriação do discurso de outrem em enunciados escolares escritos em língua inglesa. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

VYGOTSKYI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ZOZZOLI, R. M. D. Respostas de Rita Zozzoli. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C, (org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes, 2013. p.265-275.

ZOZZOLI, R. M. D. Compreensão e produção responsivas ativas: indícios nas produções dos alunos. In: ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. (org.). Ler e produzir: discurso, texto e formação do leitor. Maceió: Edufal, 2002. p. 17-31.

Published

2022-12-31

How to Cite

SANTOS, Andre Cordeiro dos; ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. The dialogical perspective in language teaching. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 09–31, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp09-31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46744. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula