Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp290-309

Palavras-chave:

Educação bilíngue, CLIL, Integração curricular

Resumo

Este estudo propõe uma (re)leitura dos entendimentos sobre aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) (content and language integrated learning - CLIL) (COYLE; HOOD; MARSH, 2010) no contexto da educação bilíngue (HORNBERGER, 1990) ao analisar propostas pedagógicas de educação básica de diferentes componentes curriculares. Parte, para isso, de uma revisão sobre educação bilíngue e dos entendimentos construídos sobre CLIL. A partir da análise das propostas pedagógicas, pode-se observar que o conceito de CLIL pode ser mobilizado de forma amplificada. Argumenta-se aqui que, para uma efetiva educação bilíngue, no âmbito da educação básica brasileira, que não considere apenas instrução em duas línguas, mas o desenvolvimento das competências em línguas e de línguas, é necessário ressignificar o entendimento de CLIL enquanto espaço de integração que articule um ou outro componente curricular ao ensino de língua, e analisá-lo, também, sob o prisma da integração curricular.

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Biografia do Autor

Cristiane Schnack, UNISINOS

Licenciada em Letras (UNISINOS) e em Ciências Físicas e Biológicas (UNIVATES), Especialista em Gestão Cultural (SENAC) e mestra e doutora em Linguística Aplicada (Unisinos).

Adriel Klering, Unisinos

Formando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2022/2). Professor atuante na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) nos componentes curriculares de Matemática e de Financial Education/Math e Programming do currículo bilíngue

Juliana Danyluk Mader, Unisinos

Profissional de Letras, Pedagoga, Especialista em Educação Bilíngue e Cognição e Mestranda em Linguística Aplicada. 

Jéssica Wissmann, Unisinos

Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e cursando Linguística Aplicada no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da mesma Universidade. 

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Publicado

26-04-2023

Como Citar

SCHNACK, C.; KLERING, A.; DANYLUK MADER, J.; WISSMANN, J. Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 290–309, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp290-309. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula