Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187

Palavras-chave:

Ideologias Linguísticas, Linguística Aplicada, Lingua Franca, Ensino de línguas, Pós-colonialismo

Resumo

É fato dizer que a língua inglesa possui o status de lingua franca (CANAGARAJAH, 2006), possuindo um número de falantes não nativos maior do que nativos (CRYSTAL, 2003; GRADDOL, 2006; KACHRU, 1985). Por outro lado, a língua ainda é fortemente associada ao pertencimento a falantes dos Estados Unidos e do Reino Unido, em um período de novo colonialismo (SANTOS, 2020). Pensando a área da Linguística Aplicada como indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e transgressiva (PENNYCOOK, 2006), nos aliamos em práticas problematizadoras (PENNYCOOK, 2004) para questionar ideologias linguísticas (ERRINGTON, 2001; WOOLARD, 1998; KROSKRITY, 2004) acerca de falantes nativos de língua inglesa por meio da análise de um material didático desenvolvido no CLAC Inglês (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da UFRJ. Essa pesquisa analisa a primeira tarefa do PTMC (MARTINS; SAMPAIO; TILIO, 2021) Decolonizing English, desenvolvido no último nível do curso regular (Inglês 8) no primeiro semestre de 2022. Neste artigo, por meio de uma análise qualitativa interpretativista, analisamos esse material didático como potencializador de discussões e questionamentos sobre ideologias linguísticas, aproximando alunos de produções literárias marginalizadas e promovendo uma agenda anti-hegemônica (MOITA LOPES, 2006), de um Inglês como língua não homogênea e plural, empoderando seus aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. 

Referências

AMORIM, M. A.; SILVA, M. R. L. O ensino de literaturas na Linguística Aplicada brasileira. Raído, Dourados, v. 14, n. 36, p. 163–189, 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695 DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69. DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.70365

CANAGARAJAH, S. Negotiating the local in english as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, London, v. 26, p. 197-218, 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/S0267190506000109

CHEN, H. A.; TRINH, J.; YANG, G. P. Anti-Asian sentiment in the United States - COVID 19 and history. The American Journal of Surgery, New York, v. 220, n. 3, p. 556-557, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.05.020

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

DEL VALLE, J. Glotopolítica y teoria del lenguaje. In: DEL VALLE, J. AGLO: anuario de glotopolítica. Buenos Aires: Editorial Cabiria, 2017.

ERRINGTON, J. Colonial linguistics. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, v. 30, p. 19-39, 2001. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.30.1.19

GRADDOL, D. English next: why global english may mean the end of ‘english as a foreign language’. London: British Council, 2006.

KACHRU, B. B. Standards, codification, and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: Quirk, R.; Widdowson, H. (ed.). English in the world: teaching and learning the language and the literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

KHALIL, O. A. K.; KHALIL, S. S.; CAETANO JUNIOR, E. Xenofobia: um velho sintoma de um novo coronavírus. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 132-142, 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.132-142.1855

KOHATSU, L. N.; SAITO, G. K.; ANDRADE, P. F. Imigração, mídia e xenofobia: a ameaça imaginária em questão. In: SILVA, P. F.; BORZUK, C. S.; GONÇALVES JUNIOR, G.Teoria crítica, violência e resistência. São Paulo: Blucher, 2021. p. 125-146. DOI: https://doi.org/10.5151/9786555500790-07

KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2002.

KROSKRITY, P. V. Language ideologies. In: DURANTI, A. (org.). A companion to linguistic anthropology. London: Blackwell Publishing, 2004. p. 496-517. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch22

MARTINS, G.; SAMPAIO, T.; TILIO, R. Projetos temáticos de multiletramentos críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, v. 20, n. 2, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138

MOITA LOPES, L. P. Ideologia linguística: como construir discursivamente o português no século XXI?. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Editora Parábola, 2013. p.18-52.

MOITA LOPES, L. P. Pesquisa interpretativista em lingüística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 13-44.

MONTEIRO, M. N. Investigando ideologias linguísticas sobre o “falante nativo” em um livro didático local de inglês: uma análise de base documental. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 49, p. 41-64, 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/2237.759X.2021V49.54142 DOI: https://doi.org/10.23925/2237.759X.2021V49.54142

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (ed.) The handbook of applied linguistics. Malden: Blackwell Publishing, 2004. p. 784-807. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470757000.ch32

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

RAJA, M. A.; ELLIS, J. W.; NANDI, S. The postnational fantasy: essays on postcolonialism, cosmopolitics and science fiction. McFarland: McFarland Books, 2006.

RAJAGOPALAN, K. Postcolonial world and postmodern identity: some implications for language teaching. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 21, p. 11-20, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502005000300003

RECHOU, B. R. Educação literária e cânone literário escolar. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 75-79, jul./set. 2010.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u

TILIO, R. O livro didático contemporâneo: apresentação de uma proposta. In: MACIEL, R.; TILIO, R.; JESUS, D.; CHAVES, A. (org.). Linguística aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes, 2018. p. 261-297.

TILIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, K.; SCHERRE, M.; VIDON, L. (org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019. p. 187-210.

TILIO, R. Voices. São Paulo: Richmond, 2015. v. 4.

WOOLARD, K. A. Introduction: language ideology as a field of inquiry. In: SCHIEFFELIN, B. B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRIT, P. V. (org.). Language ideologies: practice and theory. Oxford: Oxford University Press, 1998. p. 3-47.

YOUNG, R. Postcolonialism: a very short introduction. Oxford: Blackwell. 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780192801821.001.0001

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA, Julianna Ferreira da; TILIO, Rogério Casanovas. Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 167–187, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46658. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula