Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187

Palavras-chave:

Ideologias Linguísticas, Linguística Aplicada, Lingua Franca, Ensino de línguas, Pós-colonialismo

Resumo

É fato dizer que a língua inglesa possui o status de lingua franca (CANAGARAJAH, 2006), possuindo um número de falantes não nativos maior do que nativos (CRYSTAL, 2003; GRADDOL, 2006; KACHRU, 1985). Por outro lado, a língua ainda é fortemente associada ao pertencimento a falantes dos Estados Unidos e do Reino Unido, em um período de novo colonialismo (SANTOS, 2020). Pensando a área da Linguística Aplicada como indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e transgressiva (PENNYCOOK, 2006), nos aliamos em práticas problematizadoras (PENNYCOOK, 2004) para questionar ideologias linguísticas (ERRINGTON, 2001; WOOLARD, 1998; KROSKRITY, 2004) acerca de falantes nativos de língua inglesa por meio da análise de um material didático desenvolvido no CLAC Inglês (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da UFRJ. Essa pesquisa analisa a primeira tarefa do PTMC (MARTINS; SAMPAIO; TILIO, 2021) Decolonizing English, desenvolvido no último nível do curso regular (Inglês 8) no primeiro semestre de 2022. Neste artigo, por meio de uma análise qualitativa interpretativista, analisamos esse material didático como potencializador de discussões e questionamentos sobre ideologias linguísticas, aproximando alunos de produções literárias marginalizadas e promovendo uma agenda anti-hegemônica (MOITA LOPES, 2006), de um Inglês como língua não homogênea e plural, empoderando seus aprendizes.

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Biografia do Autor

Julianna Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA, Julianna Ferreira da; TILIO, Rogério Casanovas. Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 167–187, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46658. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula