Ceforr: uma proposta de formação no contexto bilíngue indígena - Magistério Tamî’kan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p26

Palavras-chave:

Formação de professores, Contexto bilíngue, Magistério Tamî’kan

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a importância do Magistério Indígena Tamî’kan para o fortalecimento da língua materna dentro do contexto educacional bilíngue indígena em Roraima. O olhar investigativo desta pesquisa, é por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, onde se descortina a respeito de algumas Leis que teceram os documentos legais que asseguram os direitos dos povos indígenas no que tange a autonomia e liberdade quanto à utilização de suas línguas, bem como sua cultura, atendendo suas peculiaridades. Contempla a caracterização do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima-CEFORR, com o intuito de ofertar e ministrar cursos de qualificação e atualização para os profissionais da educação, incluindo a formação indígena. Discorre-se sobre a contribuição de alguns autores a respeito da caracterização do Magistério Tamî’kan quanto aos objetivos do curso, carga horária, perfil do público a ser atendido, dentro das especificidades de cada comunidade indígena. Em síntese, a formação de professores do Magistério Indígena Tamî’kan mostra-se como excelente possibilidade de retorno às comunidades indígenas, no que diz respeito ao atendimento dos anseios e interesses da comunidade no fortalecimento da língua e de sua identidade.

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Biografia do Autor

Kelene Sena Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Professora da Rede Escolar Estadual de Roraima

Elizania Souza Campos, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Professora efetiva da Rede Escolar Estadual de Roraima

Joanéia Oliveira Ribas, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Professora na rede Estadual de Ensino.

Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Prof. Dr. em Educação da Universidade Estadual de Roraima - UERR.  Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UERR/IFRR.

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

SILVA, Kelene Sena; CAMPOS, Elizania Souza; RIBAS, Joanéia Oliveira; PEREIRA, Ednaldo Coelho. Ceforr: uma proposta de formação no contexto bilíngue indígena - Magistério Tamî’kan. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2Esp., p. 26–42, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p26. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45396. Acesso em: 4 nov. 2024.