Limitação do uso da L1 e seu impacto na aprendizagem de L2: um estudo longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p63Palavras-chave:
L1 no aprendizado de L2, L1/L2 em programas imersivos, Alemão como Língua Estrangeira.Resumo
Nas últimas décadas, escolas bilíngues foram amplamente criadas no Brasil. Dentro desse universo educacional plurilíngue, a abordagem imersiva de uma segunda língua (L2) ganha espaço, e uma questão contumaz desse enfoque converge para o uso apropriado da primeira língua (L1) no aprendizado da língua-alvo. O atual trabalho traz uma reflexão sobre a relação L1-L2 em salas de aula de aprendizado de alemão como língua estrangeira, e, para esse fim, foi conduzido um estudo de dois anos no ensino fundamental de uma escola bilíngue no Brasil. O estudo empírico, predominantemente qualitativo, procurou examinar o rendimento escolar de aprendizado da L2 de dois grupos — o grupo do experimento, com a limitação do uso da L1, e o grupo de controle, com uso oportunizado da L1. Os resultados geraram princípios orientadores, com o objetivo de ajudar docentes de L2 a tomar decisões sobre suas escolhas de uso do idioma na sala de aula de imersão, pois, se de um lado a limitação do uso da L1 proporciona uma melhor prontidão, por parte das/dos aprendizes, para comunicação na língua-alvo, por outro, ela pode ser limitadora de participação em contextos de aprendizado de uma segunda língua.
Downloads
Referências
BACHMANN, L.; FONTANA, N. M. A habilidade comunicativa de linguagem. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 6, n. 1, p. 77-128, 2003.
BASSANI, I. S. Fundamentos linguísticos: bilinguismo e multilinguismo. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2015.
CENTENO-CORTÉS, B.; JIMÉNEZ, A. F. Problem-solving tasks in a foreign language: the importance of the L1 in private verbal thinking. International Journal of Applied Linguistics, Lovaina, v. 14, n. 1, p. 7-35, fev. 2004.
COOK, V. J. Using the first language in the classroom. Canadian Modern Language Review, Toronto, v. 57, n. 3, p. 402-423, mar. 2001.
CORDER, S. P. Error analysis, interlanguage, and second language acquisition. Language Teaching, Cambridge, v. 8, n. 4, p. 201-218, out. 1975.
DICAMILLA, F. J.; ANTÓN, M. Functions of L1 in the collaborative interaction of beginning and advanced second language learners. International Journal of Applied Linguistics, Lovaina, v. 22, n. 2, p. 160-188, jul. 2012.
DÖRING, N.; BORTZ, J. Forschungsmethoden und evaluation in den sozial- und humanwissenschaften. 5. ed. Berlin: Springer-Verlag, 2016.
HAATAJA, K.; WICKE, R. E. Fach-und sprachintegriertes lernen in der zielsprache deutsch (CLILiG). Fremdsprache Deutsch, Berlin, v. 27, n. 54, p. 3-9, abr. 2016.
HOUSEN, A.; PIERRARD, M. (org.). Investigating instructed second language acquisition. Berlin: De Gruyter Mouton, 2005.
KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon, 1982.
LAMBERT, W. E.; TUCKER, G. R. Bilingual education of children: the St. Lambert experiment. Rowley: Newbury House Publishers, 1972.
MELLO, H. A. B. Educação bilíngue: uma breve discussão. Horizontes de Linguística Aplicada, Goiás, v. 9, n. 1, p. 118-140, jul. 2011.
SPRANZ-FOGASY, T.; DEPPERMANN, A. Teilnehmende Beobachtung in der Gesprächsanalyse. In: BRINKER, K.; ANTOS, G.; HEINEMANN, W.; SAGER, S. F. (org.). Text- und gesprächslinguistik. ein internationales handbuch zeitgenössischer Forschung. Berlin: De Gruyter, 2001. v. 2, p. 1007-1013.
STEBLER, R.; MERKI, K. M. (org.). Zweisprachig lernen: prozesse und wirkungen eines immersiven ausbildungsganges an gymnasien. Münster: Waxmann, 2010.
SWAIN, M. Communicative competence: Some Roles Of Comprehensible Input And Comprehensible Output In Its Development. In: GASS, S.; MADDEN, C. (org.). Input in second language acquisition. Rowley: Newbury House, 1985. p. 235-253.
SWAIN, M. Collaborative dialogue: its contribution to second language learning. Revista Canaria de Estudios Ingleses, San Cristobal de La Laguna, v. 34, p. 115-132, 1997.
SWAIN, M. The output hypothesis: theory and research. In: HINKEL, E. (org.) Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 471-483.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. A Vygotskian sociocultural perspective on immersion education: the L1/L2 debate. Journal of Immersion and Content-Based Language Education, Amsterdam, v. 1, n.1, p. 101-129, jan. 2013.
WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge: Harvard University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Entretextos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.













