Níveis de metáfora conceptual na Linguística Cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p63

Palavras-chave:

Metáfora, Linguística Cognitiva, Esquematicidade

Resumo

Este artigo sintetiza e discute propostas da Linguística Cognitiva que sugerem a existência de níveis de metáfora conceptual. O objetivo é mostrar como esse assunto específico se desenvolveu e destacar os avanços e as lacunas explicativas na teoria existente. Apresento um retrospecto conciso dos níveis de metáfora nas obras de Lakoff e Johnson, Grady, Clausner e Croft e Cameron e, então, a abordagem multinível de Kövecses. Expressões metafóricas com o domínio fonte CONSTRUÇÃO retiradas de um corpus de discursos de posse presidencial brasileiros são usadas para exemplificar e alimentar a discussão. Observa-se que os níveis de metáfora já estavam pressupostos nas obras de Lakoff e Johnson e Grady. Clausner e Croft explicitamente mostraram como a metáfora varia em níveis de esquematicidade e produtividade. Cameron fez uma interpretação metateórica de níveis de metáfora. Kövecses propôs que a metáfora envolve a relação entre estruturas em quatro níveis conceptuais e sugeriu níveis de análise ontológicos e contextuais. Argumento que a questão das unidades conceptuais envolvidas na metáfora e dos níveis de análise está presente na Linguística Cognitiva desde o início dessa área. Kövecses organizou os níveis de metáfora de maneira coerente, porém, persistem imprecisões na diferença entre frames e domínios.

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Biografia do Autor

Vitor Cordeiro Costa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de língua inglesa e língua portuguesa no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

COSTA, Vitor Cordeiro. Níveis de metáfora conceptual na Linguística Cognitiva. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 63–77, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42202. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos