Inglês como meio de instrução na pós-graduação stricto sensu no Brasil: análise dos documentos de áreas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p05

Palavras-chave:

Internacionalização, Pós-graduação, Inglês como meio de instrução

Resumo

O crescimento do inglês como meio de instrução como parte de estratégias de internacionalização do ensino superior no Brasil tem sido verificado por meio de levantamentos recentes (GIMENEZ et al., 2018). Dentre as motivações para sua adoção nos programas de pós-graduação (PPGs), verifica-se o papel dos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo sistema de avaliação da CAPES. Neste estudo, foi realizada análise de conteúdo dos documentos de áreas do conhecimento no quesito “Perspectivas do processo de internacionalização dos PPGs”. Os resultados indicaram variados graus de explicitude do quesito “aulas em inglês” nas diferentes áreas do conhecimento, com predominância no Colégio de Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde). Especula-se que isso se deve ao fato de essas áreas apresentarem maior poder de generalização de resultados de pesquisas e de colaboração internacional e nas quais o inglês assume papel de lingua franca da ciência com hegemonia sobre demais línguas estrangeiras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Linguistics and Modern English Language pela Lancaster University.  Professora da Universidade Estadual de Londrina. 

 

Henrique Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Letras-Inglês na Universidade Estadual de Londrina.

Leonardo Amaral Carneiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Letras-Inglês na Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AERDEN, Axel. The Guide to quality internationalisation. 2nd ed. [S. l.]: ECA Occasional Paper, 2017. Disponível em: http://ecahe.eu/assets/uploads/2013/11/CeQuint-The-Guide-to-Quality-in-Internationalisation-edition-2017-1.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

BAUMVOL, Laura Knijnik. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino superior brasileiro: percepções de docentes. In: Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa [Des]limiares da Linguagem, 9., 2016, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: PUC-RS, 2016, p. 362-370. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/coloquio-de-linguistica-literatura-e-escrita-criativa/2016/assets/34.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

BAUMVOL, Laura Knijnik; SARMENTO, Simone. Can the use of English as a medium of instruction promote a more inclusive and equitable higher education in Brazil? Simon Fraser University Educational Review, Burnaby, v. 12, n. 2, p. 86-105, 2019a.

BAUMVOL, Laura Knijnik; SARMENTO, Simone. The growing presence of language issues in internationalization conferences. In: FINARDI, Kyria Rebeca. (org.). English in the South. Londrina: EDUEL, 2019b, p. 27-54.

BAUMVOL, Laura Knijnik; SARMENTO, Simone. A internacionalização em casa e o inglês como meio de instrução. In: BECK, Magali Sperling et al. ECHOES: Further Reflections on Language and Literature. Florianopolis: EdUFSC, 2016, p. 65-82.

BRASIL. Ministério da Educação. Mudanças na ficha de avaliação valorizam qualidade dos programas. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas ramas. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Presidente explica importância da avaliação para a pós-graduação. Brasília: MEC, 2020a. Disponível em: https://www1.capes.gov.br/36-noticias/10389-presidente-explica-importancia-da-avaliacao-para-a-pos-graduacao. Acesso em: 13 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Sobre as áreas de avaliação. Brasília: MEC, 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao#areas. Acesso em: 13 fev. 2021.

BRITISH COUNCIL. Do ensino básico à universidade: pesquisas e colaborações sobre a língua inglesa: UK-Brazil english collaboration call 2018-2019. 2020. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/internacionalizacao/uk-brazil-english-collaboration-call. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRITISH COUNCIL. Guide of Brazilian Higher Education Courses in English 2016. 2016. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/guide_brazilian_highered_courses_inenglish.pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.

DEARDEN, Julie. English as a medium of instruction– a growing global phenomenon. London: British Council, 2014. Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:4f72cdf8-b2eb-4d41-a785-4a283bf6caaa/download_file?file_format=pdf&safe_filename=EMI-%2Ba%2BGrowing%2BGlobal%2BPhenomenon.pdf&type_of_work=Report. Acesso em: 20 jun. 2020.

DOIZ, Aintzane; LASAGABASTER, David; SIERRA, Juan Manuel (ed.). English-Medium instruction at universities: global challenges. Bristol: Multilingual Matters, 2013.

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe Furtado. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 28, n. 68, p. 600-626, maio/ago. 2017.

GIMENEZ, Telma et al. Guide to English as a medium of instruction in Brazilian Higher Education institutions 2018-2019. [S. l.]: FAUBAI, 2018. Disponível em: http://faubai.org.br/britishcouncilfaubaiguide2018.pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.

JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in the international university. London: Routledge, 2014.

JORDÃO, Clarissa; FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz; LAUFER, Gabriela Fagundes; FRANKIW, Thaina Caroline. Internacionalização em inglês: sobre esse tal de unstoppable train e de como abordar a sua locomotiva. Revista ÑEMITȲRÃ, v. 1, n.2, p. 30-43, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1A2wH5m_TsboXXV6UoZHWTGKZna5mgKI8/view . Acesso em: 15 fev. 2021.

KIRKPATRICK, Andy. Internationalization or Englishization: medium of instruction in today’s universities. Hong Kong: Hong Kong Institute of Education, 2011. Disponível em: http://repository.lib.ied.edu.hk/pubdata/ir/link/pub/201705439.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

MACARO, Ernesto. English medium instruction: time to start asking some difficult questions. Modern English Teacher, v. 24, n.2, 2015.

MACARO, Ernesto; CURLE, Samantha; PUN, Jack; AN, Jiangshan;
DEARDEN, Julie. A systematic review of English medium instruction in higher education. Language Teaching, v. 51, n.1, p. 36-76, 2018.

MARTINEZ, Ron. English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazilian higher education: challenges and opportunities. In: FINARDI, Kyria Rebeca (org.). English in Brazil: views, policies and programs. Londrina: EdUEL, 2016. p. 193-228.
MARTINEZ, Ron; FERNANDES, Karina. Development of a Teacher Training Course for English Medium Instruction for Higher Education Professors in Brazil. In: SÁNCHEZ-PÉREZ, María del Mar. Teacher training for English-medium instruction in higher education. [S. l.]: IGI Global, 2020. p. 125-152.

MURATA, Kumiko. English-Medium Instruction from an English as a Lingua Franca perspective: exploring the higher education context. Abingdon: Routledge, 2018.

MURATA, Kumiko; LINO, M. EMI in higher education: an ELF perspective. In: JENKINS, Jennifer; BAKER, Will; DEWEY, Martin. (org.). The Routledge Handbook of English as a Lingua Franca. Abingdon: Routledge, 2018, p. 400-412.

RIZVI, Fazal; LINGARD, Bob. Globalizing education policy. London: Routledge, 2010.

VERDU, Fabiane Cortez. EMI (English as a medium of instruction) como estratégia de internacionalização em casa: um estudo de caso num programa de pós-graduação em administração. In: ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD, 41., 2017, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2017, p. 01-08.

WIT, Hans de. Internationalisation of higher education in Europe and its assessment, trends, and issues. Nederlands: The Accreditation Organisation of the Netherlands and Flanders, 2010. Disponível em: https://www.eurashe.eu/library/modernising-Phe/mobility/internationalisation/WG4%20R%20Hans%20de%20Wit%20Internationalisation_of_Higher_Education_in_Europe_DEF_december_2010.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

ZÜGE, Aline Priscilla Brancalhão; BARRETO, Ana Igraíne de Góis; NOVELLI, Josimayre. EMI em foco: percepções, possibilidades e desafios. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 26, p. 43-61, 2020.


Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

GIMENEZ, T. N.; OLIVEIRA, H. R. de; CARNEIRO, L. A. Inglês como meio de instrução na pós-graduação stricto sensu no Brasil: análise dos documentos de áreas. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 05–25, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41143. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos