Retextualizando das fábulas aos quadrinhos: Um estudo sobre os aspectos da retextualização escrita em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p145Palavras-chave:
Retextualização, Escrita em sala de aula, Fábulas, História em quadrinhos.Resumo
O presente estudo tem como objetivo evidenciar maneiras de operar no ensino do funcionamento da língua a partir de textos, mais especificamente através da aplicação e análise de uma atividade de retextualização realizada da fábula para histórias em quadrinhos. A intenção seria compreender a movimentação de aspectos específicos durante o processo de retextualização escrita entre gêneros multimodais, realizado por uma díade de alunos de uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada apresenta o viés qualitativo, com a pesquisa-ação enquanto foco carreado à aplicação de um projeto de intervenção pedagógica em sala de aula, com discussão, leitura e atividades escritas e orais forjadas a partir de ambos os gêneros eleitos à pesquisa, e, ao final, produção das retextualizações pelas duplas de alunos. A fundamentação teórica trazida para a investigação diz respeito aos estudos sobre a escrita multimodal (DIONISIO, 2011, 2014), perpassando pela retextualização da fala para escrita (MARCUSCHI, 2008a) e da escrita para escrita em sala de aula (DELL’ISOLA, 2017; DIKSON, 2018a; 2019), sendo as análises do corpus realizadas a partir do retexto proposto em escrita-escrita. Os resultados demonstraram, num primeiro plano, a significativa relevância de levar a retextualização como recurso pedagógico presente e constante no ambiente escolar, e num segundo, as análises permitiram apreender que as crianças marcam em seus textos uma forte bagagem enciclopédico-cultural num continuum de movimentos escritos, multimodais, linguísticos e cognitivos.
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