Leitura, oralidade, escrita e gramática: alterações, deslocamentos e permanências nas unidades didáticas dos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p89Palavras-chave:
Objetos de ensino, Livro didático, Unidade didática, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, via livro didático, busco, neste artigo, investigar os objetos de ensino selecionados nas unidades didáticas de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, publicados antes e na vigência do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD; verificar a ênfase dada a cada objeto de ensino, nas diferentes coleções, bem como pontuar as permanências, as alterações e os deslocamentos ocorridos, nas unidades didáticas, a partir da seleção dos objetos de ensino. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, a qual permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico, e o livro didático enquanto um dos instrumentos responsáveis por assegurar a aquisição dos saberes e das competências julgados indispensáveis à inserção das novas gerações na sociedade (Soares 1996). O corpus da pesquisa é constituído por obras didáticas publicadas antes da vigência do PNLD (período das décadas de 1960, 1970 e 1980) e na vigência do Programa (coleções de 1999, 2002, 2005, 2008 e 2011). O que foi possível depreender, a partir dos elementos, é que os livros didáticos são um sinalizador dos processos de permanência, de alteração e de deslocamentos no ensino de língua de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Reformulação do livro sobre Dostoiévski. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 338-357.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, Antonio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (org.). Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 41-
73.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999. p. 529-575.
BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (org.). Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 19).
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. Brasília: MEC, SEF, 1998.
BUNZEN, Clécio dos Santos. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 34, p. 557-562,
2005a.
BUNZEN, Clécio dos Santos. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino/Aprendizagem de Língua Materna) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005b.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 5a série do ensino fundamental. São Paulo: Atual, 1998.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas
do Círculo de Bakhtin. Curitiba, Paraná: Criar, 2003.
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto; MARUXO JUNIOR, José Hamilton. Língua portuguesa: linguagem e Interação: 6o ano do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2009.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. p. 39-46.
GUIMARÃES, Magda Soares. Português através de textos: 1a série ginasial. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1960.
LAURIA, Maria Paula Parisi. Livros didáticos de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto. 2004. 316 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
LUFT, Celso Pedro; CORREA, Maria Helena. A palavra é sua: 5a série do ensino de primeiro grau. São Paulo: Scipione, 1996.
MARCONDES, Beatriz; BUSCATO, Lenira Aparecida; LAURI, Maria Paula Parisi. Português: dialogando com textos: 5a série do ensino fundamental. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2006.
MESQUITA, Roberto Melo; MARTOS, Cloder Rivas. Comunicação e expressão: processo auto-instrutivo: 6a série do ensino de primeiro grau. São Paulo: Saraiva, 1979.
PRATES, Marilda. Encontro e desencontro em língua portuguesa: reflexão & ação: 5a série do ensino fundamental. São Paulo: Moderna, 2005.
SARGENTIM, Hermínio G. Montagem e desmontagem de textos: 5a série do ensino de primeiro grau. Brasília: Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas do Ministério da Educação, 1981.
SOARES, Magda Becker. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-177.
SOARES, Magda Becker. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n. 12, p. 52-64, nov./dez. 1996.
WINCH, Paula Gaida. Oralidade e livro didático: uma possível reconfiguração no ensino de língua portuguesa. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.