Proposta de uma grade de avaliação por pares da produção escrita em português como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p23

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Avaliação, Línguas adicionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo adaptar a grade de avaliação professor-aluno de Dilli, Schoffen e Schlatter (2012) para uma grade que fomente a interação aluno-aluno para avaliar a produção escrita no ensino de PLA a partir do nível intermediário. O marco teórico advém principalmente da noção bakhtiniana de uso da língua (BAKHTIN, 1997, 2006) e da avaliação de línguas, especialmente o conceito de avaliação (BACHMAN, 1991; CHAPELLE, 1999; RICHARDS; SCHMIDT, 2010), sua função pedagógica (LUCKESI, 1996; SANTOS, 2005; SCHLATTER et al., 2005) e a noção de proficiência (SCHOFFEN, 2009). Como metodologia, substituíram-se os termos técnicos e incluiu-se um espaço para mediar a reflexão linguística. O resultado é uma grade que estimula uma atitude responsiva e promove uma aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a grade proposta motiva uma postura inclusiva do professor no processo de avaliação, auxilia os alunos no desenvolvimento de uma postura ativa e fomenta a aprendizagem por meio da interação.

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Biografia do Autor

Laura Campos de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Estudos da Linguagem (Lexicografia) e estudante de Doutorado na mesma área e subárea na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

BORBA, L. C. de. Proposta de uma grade de avaliação por pares da produção escrita em português como língua adicional. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 23–42, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36242. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos