Proposta de uma grade de avaliação por pares da produção escrita em português como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p23

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Avaliação, Línguas adicionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo adaptar a grade de avaliação professor-aluno de Dilli, Schoffen e Schlatter (2012) para uma grade que fomente a interação aluno-aluno para avaliar a produção escrita no ensino de PLA a partir do nível intermediário. O marco teórico advém principalmente da noção bakhtiniana de uso da língua (BAKHTIN, 1997, 2006) e da avaliação de línguas, especialmente o conceito de avaliação (BACHMAN, 1991; CHAPELLE, 1999; RICHARDS; SCHMIDT, 2010), sua função pedagógica (LUCKESI, 1996; SANTOS, 2005; SCHLATTER et al., 2005) e a noção de proficiência (SCHOFFEN, 2009). Como metodologia, substituíram-se os termos técnicos e incluiu-se um espaço para mediar a reflexão linguística. O resultado é uma grade que estimula uma atitude responsiva e promove uma aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a grade proposta motiva uma postura inclusiva do professor no processo de avaliação, auxilia os alunos no desenvolvimento de uma postura ativa e fomenta a aprendizagem por meio da interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Campos de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Estudos da Linguagem (Lexicografia) e estudante de Doutorado na mesma área e subárea na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/23027. Acesso em: 17 set. 2020.

ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Marcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

BACHMAN, Lyle. What does language testing have to offer? Tesol Quarterly, Hoboken, NJ, v. 25, n. 4, p. 671-704, 1991.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CHAPELLE, Carol. Validity in language assessment. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 19, p. 254-272, 1999.

DAVIES, Alan; BROWN, Annie; ELDER, Cathie; HILL, Kathryn; LUMLEY, Tom; MCNAMARA, Tim. Dictionary of language testing. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

DILLI, Camila; SCHOFFEN, Juliana Roquele; SCHLATTER, Margarete. Parâmetros para a avaliação de produção escrita orientados pela noção de gênero do discurso. In: SCHOFFEN, Juliana Roquele; KUNRATH, Simone Paula; ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe; SANTOS, Letícia Grubert (org.). Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Editora Bem Brasil, 2012.

HUGHES, Arthur. Kinds of test and testing. In: HUGHES, Arthur. Testing for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 9-21.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.

MARTÍN PERIS, Ernesto (org.). Diccionario de términos clave de ELE. Madrid: SGEL: Instituto Cervantes, 2008. Disponível em http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/indice.htm. Acesso em: 17 set. 2020.

RICHARDS, Jack C.; SCHMIDT, Richard. Dictionary of language teaching & applied linguistics. 4. ed. Harlow: Pearson Education, 2010.

SANTOS, Ana Cristina. Algumas reflexões sobre a avaliação no ensino de espanhol como língua estrangeira. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 9, n. 14, p. 52-64, 2005. Disponível em: http://filologia.org.br/ixcnlf/14/05.htm. Acesso em: 17 set. 2020.

SANTOS, Letícia Grubert. Avaliação de desempenho para nivelamento de alunos de português como língua estrangeira. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12750. Acesso em: 17 set. 2020.

SCHLATTER, Margarete; ALMEIDA, Alexandre Nascimento; FORTES, Melissa Santos; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Avaliação de desempenho e os conceitos de validade, confiabilidade e efeito retroativo. In: FLORES, Valdir N. A redação no contexto do vestibular 2005: a avaliação em perspectiva. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

SCHOFFEN, Juliana Roquele. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. 2009. 192 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/16900. Acesso em: 17 set. 2020.

SCHOFFEN, Juliana Roquele; ABREU, Caroline Soares. A proposta pedagógica dos livros didáticos de língua estrangeira e as provas modelo: coerência ou contradição? Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 26-27, p. 107-114, 2003.

VAN DEN BRANDEN, Kris. Task-based language teaching. In: HALL, Graham. (ed.). The routledge handbook of English language teaching. Abingdon: Routledge, 2016. p. 238-251.

WEIGLE, Sara Cushing. Scoring procedures for writing assessment. In: WEIGLE, Sara Cushing. Assessing writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 108-139.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

BORBA, Laura Campos de. Proposta de uma grade de avaliação por pares da produção escrita em português como língua adicional. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 23–42, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36242. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos