O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Norte do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-8343-7165
  • Marjorie Ninoska Gómez Talavera Universidade Nacional da Nicarágua

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Inglês, Tecnologia Educacional, WhatsApp.

Resumo

É inegável a influência tecnológica nas diferentes esferas sociais do mundo contemporâneo. Assim, dentro do contexto educacional, as ferramentas tecnológicas prometem potencializar as práticas pedagógicas (COSTA; LOPES, 2015; PRENSKY, 2010 entre outros). Nesse sentido, o aplicativo WhatsApp pode ser um poderoso instrumento no ensino-aprendizagem de línguas (ARIMURA; TAKAKI, 2014; BELÉM, 2014). Levando tais premissas em consideração, este artigo apresenta uma proposta didática, com vistas ao desenvolvimento linguístico em língua inglesa, tanto nas habilidades orais quanto escritas. Esperamos que tal proposta possa contribuir para o enriquecimento teórico-metodológico na literatura, visto que há uma escassez de estudos empíricos na temática. Além disso, esta pesquisa enfatiza a importância do feedback, que por sua vez tem sido negligenciado nos estudos conduzidos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Doutorando em Estudos da Linguagem junto ao PPGEL-UEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professor Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marjorie Ninoska Gómez Talavera, Universidade Nacional da Nicarágua

Doutoranda em Estudos da Linguagem junto ao PPGEL-UEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Línguas da Universidade Nacional da Nicarágua.

Referências

AITCHISON, Jean. Language change: Progress or decay? Cambridge: Cambridge University Press. 2001.

ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patritota; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Ferramentas da Web 2.0 no processo de ensino- aprendizagem da língua inglesa: um estudo na escola de Idiomas Yázigi na cidade de São Luís. 6° SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO/ 2° COLÓQUIO INTERNACIONAL COM TECNOLOGIAS. Recife: UFPE. Anais Eletrônicos, dez. 2015, p. 1-20.

ARIMURA, Jane Pereira; TAKAKI, Nara Hiroko. Letramento no WhatsApp: Agência Horizontalizada em PIBIC em Letras. Letras Escreve, v. 4, n.1, p. 51-98, 2014.

BELÉM, Breno de Campos. Short Message Service e WhatsApp: interações textuais por meio de dispositivos móveis. UEADSL. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE. Belo Horizonte: UFMG, Anais v. 2, n.5, 2014, p.1-4.

BEARNE, Eve; WOLSTENCROFT, Helen. Visual approaches to teaching writing: Multimodal literacy 5-11. New York: Sage. 2007

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2003.

BORDINI, Sueli Ribeiro Marques; EL KADRI, Michele Salles. A Utilização do Aparelho Celular nas Aulas de Inglês: relato de uma experiência. In: PARANÁ. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: SEED, artigos, 2014, 32 p.

BRASIL é um dos países que mais usam WhatsApp, diz pesquisa. Revista Exame. São Paulo. 30/06/2016. Disponível em < http://exame.abril.com.br/tecnologia/brasil-e-umdos-paises-que-mais-usam-whatsapp-diz-pesquisa/>. Acesso em: 27 dez. 2016.

BRITISH COUNCIL. Teaching English: O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. 1.ed. São Paulo, 2015.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n.3, p.37-58, 2010

CHAPELLE Carol. English language learning and technology: Lectures on applied linguistics in the age of information and communication technology. John: Benjamins Publishing; 2003.

COSTA, Dilermando Moraes; LOPES, Jurema Rosa. A perspectiva docente quanto ao uso do WhatsApp como ferramenta adicional ao ensino de inglês: um experimento em um curso livre de idiomas. XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Línguas estrangeiras e tradução. Rio de Janeiro: cadernos do CNLF, v. 20, n.1 – Línguas Clássicas, Textos Clássicos, 2015, p. 43-54.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes.; ANJOS-SANTOS, Lucas Moreira dos. Por uma pedagogia de gêneros digitais para o ensino e educação inicial do professor de língua inglesa. In: RAMOS, Rosindra de Castro Guerra.; DAMIÃO, Silvia Matravolgyi; CASTRO, Solange Terezinha Ricardo de. (Org.) Experiências didáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p. 107-124.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Mário Acir. et al. (Org.).Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas: Kaygangue, p. 137-152, 2005.

HOBBS, Renee; JENSEN, Amy. The past, present, and future of media literacy education. Journal of media literacy education, v.1, n.1, 2013, p.1.

JUNQUEIRA, Eduardo. The Cyberculture Theories and Teacher Preparation at the LIFEUFC Project in Brazil. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 11, n.3, p.109, 2015.

KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um Estudo sobre as Possibilidades Pedagógicas de Utilização do WhatsApp. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação. v.13, n.2, p. 1-10, 2015

LEITE, Natalia Costa; SILVA, Marden Oliveira. WhatsApp: caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras. Texto Live: Linguagem e Tecnologia, v.8, n. 1, p. 85-97, 2015.

LÉVY, Pierre. A nova relação com o saber. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, p. 159-170, 1999.

LEVY, Mike; HUBBARD, Philip. 2005. Why call CALL “CALL”? Computer Assisted Language Learning, v. 18, n. 3, p.143-149, 2005.

LIMA, Laís Teixeira.; SOUZA, Sonia Maria de Fonseca.; LUQUETTI, Eliana Crispim França. O Ensino da Habilidade Oral da Língua Inglesa nas Escolas Públicas. Rio de Janeiro: Cadernos do CNLF, v. 8, n. 10-, p.86-103, 2014.

MARTINS, CLaudia Beatriz Monte Jorge.; MOREIRA, Herivelto. “O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Revista Calidoscópio, v. 10, n 3, pp. 247-255, set/dez 2012.

MARTINS, Nayara Santana; CLAUDIO, Elexsandra Maria Martins. O uso do WhatsApp na educação: as visões dos licenciandos da Universidade Federal do Acre. X SIMPÓSIO LINGUAGEM E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL/ VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL “AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA”. Rio Branco: UFAC. Anais. 2014, p. 1-20.

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 2,201-204, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/335/289. Acesso em: 06 fev.2015.

RAZAVI, Azam;GHANIZADEH, Afsaneh.;AKBARI, Omid. Teachers ’ perceptions of the use of multimedia in teaching English in official and non-official language learning settings. International Journal of Research Studies in Educational Technology. v. 5, n. 1, p. 97–109, 2016.

RICHARDS, Jack. Teaching Listening and Speaking: from theory to practice.New York: Cambridge University Press, 2008.

SOUZA, Melody Pablos. Ressignificando o Papel do Celular em Sala de Aula: Possibilidades de Utilização no Ensino de Língua Inglesa. 2013 51fls. Monografia (especialização em Língua Inglesa) -Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.

SPECTOR, Jonathan Michael. Conceptualizing the emerging field of smart learning environments. Smart Learning Environment, v. 1, n.2, p. 1–10, 2014a.

SPECTOR, Jonathan Michael. Remarks on MOOCs and mini-MOOCs.Educational Technology Research & Development, v. 62, n. 3, p. 385–392, 2014b

SPECTOR Jonathan Michael. Foundations of educational technology: Integrative approaches and interdisciplinary perspectives. London: Routledge; 2015. USÓ-JUAN, Esther.; MARTÍNEZ-FLOR, Alicia. Current Trends in the Development and Teaching of the Four Language Skills. 2 ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006, 498p.

WARSCHAUER, Mark. The Changing Global Economy and the Future of English Teaching. Tesol Quartely, v. 34, n. 3, p. 511–535, 2000.

WHATSAPP. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2016/02/1736093-whatsapp-chega-a-1-bilhao-de-usuarios.shtml. Acesso em: 27 dez.2016.

WHATSAPP chega a 1 bilhão de usuários. Folha de São Paulo (online). São Paulo. 1/2/2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2016/02/1736093-whatsapp-chega-a-1-bilhao-de-usuarios.shtml. Acesso em:27 dez.2016.

ZARDINI, Adriana Salles. O uso do WhatsApp na sala de aula de Língua Inglesa – relato de experiência em um curso de idiomas. V SILID: SIMPÓSIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ IV SIMAR: SIMPÓSIO SOBRE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS. Rio de Janeiro: Anais. PUC-Rio, 28-30 de julho de 2015, p. 1- 12.

ZHANG, Chunqin. A Study of Internet Use in EFL Teaching and Learning in Northwest. Asian Social Science, v. 9, n. 2, p. 48–52, 2013.

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa; TALAVERA, Marjorie Ninoska Gómez. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 241–264, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33971. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)