O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Norte do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-8343-7165
  • Marjorie Ninoska Gómez Talavera Universidade Nacional da Nicarágua

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Inglês, Tecnologia Educacional, WhatsApp.

Resumo

É inegável a influência tecnológica nas diferentes esferas sociais do mundo contemporâneo. Assim, dentro do contexto educacional, as ferramentas tecnológicas prometem potencializar as práticas pedagógicas (COSTA; LOPES, 2015; PRENSKY, 2010 entre outros). Nesse sentido, o aplicativo WhatsApp pode ser um poderoso instrumento no ensino-aprendizagem de línguas (ARIMURA; TAKAKI, 2014; BELÉM, 2014). Levando tais premissas em consideração, este artigo apresenta uma proposta didática, com vistas ao desenvolvimento linguístico em língua inglesa, tanto nas habilidades orais quanto escritas. Esperamos que tal proposta possa contribuir para o enriquecimento teórico-metodológico na literatura, visto que há uma escassez de estudos empíricos na temática. Além disso, esta pesquisa enfatiza a importância do feedback, que por sua vez tem sido negligenciado nos estudos conduzidos na área.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Doutorando em Estudos da Linguagem junto ao PPGEL-UEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professor Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marjorie Ninoska Gómez Talavera, Universidade Nacional da Nicarágua

Doutoranda em Estudos da Linguagem junto ao PPGEL-UEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Línguas da Universidade Nacional da Nicarágua.

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa; TALAVERA, Marjorie Ninoska Gómez. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 241–264, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33971. Acesso em: 26 jun. 2024.

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