O gênero do discurso no ensino-aprendizagem: em direção a uma abordagem desestabilizadora e sócio-histórica da linguagem

Autores

  • Paula Angélica da Silva Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p51

Palavras-chave:

gêneros do discurso, desestabilização, ensino-aprendizagem, arquitetônica bakhtiniana, trajetória discursiva.

Resumo

Partindo da definição clássica de gêneros do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados em termos de estilo lingüístico, conteúdo temático e estrutura composicional (BAKHTIN, 2011[1953]), o presente artigo propõe  problematizar a noção de estabilidade no ensino-aprendizagem por gêneros através de uma reflexão acerca de sua dinamicidade e plasticidade num mundo de redes interconectadas. Para uma educação responsável e responsiva de gêneros no ensino escolar, uma abordagem desestabilizadora de gênero por meio de sua trajetória discursiva pode favorecer a formação crítica dos cidadãos. Essa abordagem, no entanto, exige o reconhecimento das múltiplas dimensões que o conceito de gênero implica no ensino-aprendizagem de línguas. Este artigo teórico articula o conceito de gêneros do discurso à teoria da complexidade (MORIN, 2003; FREEMAN; CAMERON, 2007), entextualização, efeito não-linear do significado (BLOMMAERT, 2005, 2014), dialogismo, heteroglossia do círculo de Bakhtin (FARACO, 2009), hibridismo e letramentos (LEMKE, 2010; ROJO, 2012). Ao partir da teoria bakhtiniana de gêneros, marcadamente ampla em seu escopo teórico, um diálogo é estabelecido com outras para problematizar teoricamente uma abordagem de ensino de gênero que valorize seus princípios arquitetônicos. Com base nessa discussão, uma proposta de abordagem de ensino-aprendizagem de gêneros é apesentada. 

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Biografia do Autor

Paula Angélica da Silva Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

CAMPOS, Paula Angélica da Silva. O gênero do discurso no ensino-aprendizagem: em direção a uma abordagem desestabilizadora e sócio-histórica da linguagem. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 2, p. 51–76, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n2p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/31994. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos