O gênero do discurso no ensino-aprendizagem: em direção a uma abordagem desestabilizadora e sócio-histórica da linguagem

Autores

  • Paula Angélica da Silva Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p51

Palavras-chave:

gêneros do discurso, desestabilização, ensino-aprendizagem, arquitetônica bakhtiniana, trajetória discursiva.

Resumo

Partindo da definição clássica de gêneros do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados em termos de estilo lingüístico, conteúdo temático e estrutura composicional (BAKHTIN, 2011[1953]), o presente artigo propõe  problematizar a noção de estabilidade no ensino-aprendizagem por gêneros através de uma reflexão acerca de sua dinamicidade e plasticidade num mundo de redes interconectadas. Para uma educação responsável e responsiva de gêneros no ensino escolar, uma abordagem desestabilizadora de gênero por meio de sua trajetória discursiva pode favorecer a formação crítica dos cidadãos. Essa abordagem, no entanto, exige o reconhecimento das múltiplas dimensões que o conceito de gênero implica no ensino-aprendizagem de línguas. Este artigo teórico articula o conceito de gêneros do discurso à teoria da complexidade (MORIN, 2003; FREEMAN; CAMERON, 2007), entextualização, efeito não-linear do significado (BLOMMAERT, 2005, 2014), dialogismo, heteroglossia do círculo de Bakhtin (FARACO, 2009), hibridismo e letramentos (LEMKE, 2010; ROJO, 2012). Ao partir da teoria bakhtiniana de gêneros, marcadamente ampla em seu escopo teórico, um diálogo é estabelecido com outras para problematizar teoricamente uma abordagem de ensino de gênero que valorize seus princípios arquitetônicos. Com base nessa discussão, uma proposta de abordagem de ensino-aprendizagem de gêneros é apesentada. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Angélica da Silva Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AMORIM, Marcel Álvaro. Documentos oficiais, currículo e ensinagem de I/LE: possíveis (inter-) relações sócio-históricas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 53, n. 2, p. 357-380, 2014.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza. Austin, TX: University of Texas Press, 1993.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Discurso na vida e discurso na arte. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. In: VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Freudismo. New York: Academic Press, 1976. p. 93-116.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BLOMMAERT, Jan. Meaning as a nonlinear effect: the birth of cool. AILA Review, Amsterdam, v. 28, n. 1, p. 7-27, Sep. 2014.

BLOMMAERT, Jan. Critical discourse analysis. In. BLOMMAERT, Jan. Discourse: a critical introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 21-38.

BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz H. C. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtine o círculo. Alfa: Revista de Lingüística, São José do Rio Preto, SP, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012.

CAMERON, Lynne; LARSEN-FREEMAN, Diane. Complex systems and applied linguistics. International Journal of Applied Linguistics, Oxford, OX, v. 17, n. 2, p. 226-239, 2007.

FABRICÍO, Branca Falabella. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2012. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Petrópolis: Vozes, 1981.

LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguistica Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 2, p. 455- 479, jul./dez. 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de textos e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Introdução. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem do círculo de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée; BONINI, Adair (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2007. p. 152-183.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Bakhtin circle’s speech genres theory: tools for a transdisciplinary analysis of utterances in didactic practices. In: BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora de C. (org.). Genre in a changing world. Fort Collins, CO: The WAC Clearinghouse: Parlor Press, 2009. p. 295-316.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTAROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 184-207.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11- 32.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline M. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

SHIFMAN, Limor. The cultural logic of photo-based meme genres. Journal of Visual Culture, New York, NY, v. 13, n. 3, p. 340-358, 2014.

VIAN JUNIOR, Orlando. Beyond the three traditions in genre studies: a Brazilian perspective. In: ARTEMEVA, Natasha; FREEDMAN, Aviva (org.). Genre studies around the globe: beyond the three traditions. Winnipeg, CA: Inkshed Publications, 2015. p. 95-114.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

CAMPOS, P. A. da S. O gênero do discurso no ensino-aprendizagem: em direção a uma abordagem desestabilizadora e sócio-histórica da linguagem. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 2, p. 51–76, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n2p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/31994. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos